EUA iniciam remoção de militares trans e ampliam restrições à população transgênero
Exército dos EUA

EUA iniciam remoção de militares trans e ampliam restrições à população transgênero

Governo Trump reforça medidas contra direitos trans, alegando necessidade de fortalecer as Forças Armadas e limitar políticas de diversidade

Redação da Revista Movimento 2 mar 2025, 09:30

Foto: Fotos Públicas

Os Estados Unidos darão início à remoção de soldados transgêneros das Forças Armadas nos próximos 30 dias, conforme anunciado pelo Pentágono nesta quarta-feira (26). A decisão ocorre em meio à implementação do decreto assinado pelo presidente Donald Trump, que restringe a presença de pessoas trans no Exército e limita a realização de procedimentos de afirmação de gênero.

De acordo com um memorando divulgado pelo Departamento de Defesa, militares com diagnóstico atual, histórico ou sintomas de disforia de gênero estarão sujeitos a afastamento. O documento também estabelece que, em casos excepcionais, os militares poderão recorrer e solicitar isenções, desde que apresentem estabilidade de gênero por 36 meses consecutivos e atendam a critérios de interesse governamental para manutenção no serviço.

A medida faz parte de uma série de ações do governo Trump contra políticas voltadas à população transgênero. Ainda em sua primeira semana no cargo, o presidente assinou uma ordem executiva proibindo transições de gênero para menores de 19 anos e bloqueando recursos federais para assistência médica relacionada. Além disso, determinou que apenas mulheres cisgênero podem ser detidas em prisões femininas, medida criticada por especialistas devido ao alto índice de violência contra pessoas trans no sistema penitenciário.

Trump justificou as mudanças afirmando que pretende eliminar a “ideologia transgênero” das instituições militares e governamentais, reforçando sua promessa de campanha de restringir direitos para essa população. Seu governo também determinou que os Estados Unidos reconheçam apenas os gêneros masculino e feminino e encerrou programas federais de diversidade, consolidando uma política de retrocesso nos direitos trans no país.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores