Inflação corroi mesa do povo
Alimentos

Inflação corroi mesa do povo

58% dos brasileiros estão comprando menos comida. Carestia afeta alimentação de: 67% dos mais pobres, diz pesquisa

Redação da Revista Movimento 14 abr 2025, 08:52

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A disparada dos preços segue penalizando duramente a população brasileira, especialmente os mais pobres. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada no domingo (13), 58% dos brasileiros afirmam estar comprando menos alimentos do que costumavam. Entre os que mais sofrem com a desigualdade, a situação é ainda pior: 67% dos mais pobres reduziram as compras de comida para tentar sobreviver.

O levantamento escancara o peso insuportável que a alta dos preços impõe às famílias: 8 em cada 10 brasileiros foram obrigados a mudar seus hábitos de consumo. Na tentativa de fechar as contas no fim do mês, 61% passaram a sair menos para se alimentar fora de casa, metade da população trocou o café por marcas mais baratas e reduziu o uso de luz, água e gás. Além disso, 49% diminuíram o consumo de bebidas, e 36% relatam até mesmo cortar a compra de remédios – um retrato alarmante da precarização das condições de vida.

A pesquisa revela ainda que 25% da população enfrenta a dura realidade de ter menos comida do que o necessário em casa. Para outros 60%, a quantidade é apenas suficiente, enquanto uma minoria de 13% afirma ter alimentos em excesso – uma evidência da brutal desigualdade social que persiste no país.

Embora a pesquisa não aponte mudanças significativas desde março de 2023, início do governo Lula, a responsabilidade pela alta dos alimentos recai sobre uma teia complexa de fatores, que vai muito além do Palácio do Planalto. Ainda assim, 54% dos entrevistados atribuem “muita responsabilidade” ao atual governo, resultado da pressão inflacionária herdada dos últimos anos de desmonte das políticas públicas e da leniência com os interesses do agronegócio e do mercado financeiro.

O levantamento ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"