Inflação corroi mesa do povo
Alimentos

Inflação corroi mesa do povo

58% dos brasileiros estão comprando menos comida. Carestia afeta alimentação de: 67% dos mais pobres, diz pesquisa

Redação da Revista Movimento 14 abr 2025, 08:52

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A disparada dos preços segue penalizando duramente a população brasileira, especialmente os mais pobres. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada no domingo (13), 58% dos brasileiros afirmam estar comprando menos alimentos do que costumavam. Entre os que mais sofrem com a desigualdade, a situação é ainda pior: 67% dos mais pobres reduziram as compras de comida para tentar sobreviver.

O levantamento escancara o peso insuportável que a alta dos preços impõe às famílias: 8 em cada 10 brasileiros foram obrigados a mudar seus hábitos de consumo. Na tentativa de fechar as contas no fim do mês, 61% passaram a sair menos para se alimentar fora de casa, metade da população trocou o café por marcas mais baratas e reduziu o uso de luz, água e gás. Além disso, 49% diminuíram o consumo de bebidas, e 36% relatam até mesmo cortar a compra de remédios – um retrato alarmante da precarização das condições de vida.

A pesquisa revela ainda que 25% da população enfrenta a dura realidade de ter menos comida do que o necessário em casa. Para outros 60%, a quantidade é apenas suficiente, enquanto uma minoria de 13% afirma ter alimentos em excesso – uma evidência da brutal desigualdade social que persiste no país.

Embora a pesquisa não aponte mudanças significativas desde março de 2023, início do governo Lula, a responsabilidade pela alta dos alimentos recai sobre uma teia complexa de fatores, que vai muito além do Palácio do Planalto. Ainda assim, 54% dos entrevistados atribuem “muita responsabilidade” ao atual governo, resultado da pressão inflacionária herdada dos últimos anos de desmonte das políticas públicas e da leniência com os interesses do agronegócio e do mercado financeiro.

O levantamento ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores