Morre o Papa Francisco
Papa Francisco2

Morre o Papa Francisco

Humanista, Francisco deixa um importante legado para os setores progressistas da Igreja Católica

Tatiana Py Dutra 21 abr 2025, 10:22

Foto: Nuno Veiga/Pool/Agência Lusa

Morreu nesta segunda-feira, aos 88 anos, o Papa Francisco – nascido Jorge Mario Bergoglio – um pontífice marcado pelo combate ao conservadorismo na Igreja Católica. Primeiro papa latino-americano e jesuíta, Francisco marcou seu pontificado com uma postura humanista e no enfrentamento às estruturas de poder clerical, mesmo à custa de críticas da extrema direita pela mundo.

Desde que foi eleito em 13 de março de 2013, Francisco rompeu protocolos e desafiou convenções. Recusou viver nos luxuosos aposentos papais, preferindo uma residência simples na Casa Santa Marta, gesto que anunciava o tom do seu papado: a proximidade com os humildes e os setores progressistas da Igreja Católica.

Francisco promoveu o diálogo inter-religioso com judeus, muçulmanos e outras tradições, e não hesitou em condenar o fundamentalismo religioso em todas as suas formas. Em relação às populações LGBT+, sua postura marcou um divisor de águas na Igreja. Embora fiel à doutrina em muitos pontos, Francisco insistiu que “quem sou eu para julgar?” – frase que entrou para a história como símbolo de sua abertura. Encorajou o acolhimento de pessoas LGBTQIA+ nas e apoiou leis de união civil, afirmando que todos têm direito a uma família.

Um dos maiores desafios do seu pontificado foi o combate à pedofilia no seio da Igreja. Apesar da resistência da Cúria e de setores conservadores, Francisco enfrentou os abusos. Criou comissões independentes, modificou o direito canônico para facilitar punições e destituiu bispos encobridores, ações que lhe custaram popularidade em alguns círculos, mas lhe renderam o respeito de muitos fiéis e vítimas.

Francisco focou seu papado nos marginalizados, visitou campos de refugiados, lavou os pés de imigrantes muçulmanos, denunciou as políticas de exclusão e a “globalização da indiferença”. Falou de economia como uma questão moral, criticando o neoliberalismo, a idolatria do mercado e a cultura do descarte. Alertou para a crise climática como um imperativo ético – sua encíclica Laudato Si’ é um marco do pensamento ecológico global.

Também foi uma das vozes mais firmes no cenário internacional a condenar os ataques a civis na Faixa de Gaza, dando ênfase na proteção da vida humana, especialmente dos inocentes.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 25 jul 2025

5 notas sobre uma semana decisiva

A temperatura política e social do país sobe conforme se aproxima a data anunciada para entrada em vigor do tarifaço que Trump quer impor contra o Brasil
5 notas sobre uma semana decisiva
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores