Pressão popular e crise política: a queda tardia de Juscelino Filho
juscelino

Pressão popular e crise política: a queda tardia de Juscelino Filho

Após meses de denúncias e blindagem política, ministro das Comunicações entrega cargo e expõe dilema do governo Lula

Tatiana Py Dutra 9 abr 2025, 10:51

Foto: Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), finalmente pediu demissão após uma série de denúncias envolvendo suspeitas de corrupção e uso indevido de recursos públicos. Ele foi recentemente denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva e outros crimes relacionados ao desvio de emendas. No início da noite de ontem,  o deputado federal licenciado anunciou a demissão, por carta.

Sua saída não foi surpresa para parte da opinião pública, que desde o início do escândalo cobrava uma postura mais firme do governo federal. O que chama atenção, no entanto, é por que o presidente Lula não antecipou esse desfecho, mesmo diante das crescentes evidências e da pressão da sociedade civil.

Juscelino Filho estava no centro de investigações que apontavam uso de verbas para beneficiar empresas ligadas a sua família e a prática de superfaturamento em contratos públicos. Reportagens e apurações de órgãos de controle reforçaram as suspeitas, alimentando uma crise de imagem para o governo. Ainda assim, Lula hesitou.

A razão para essa hesitação está no complicado xadrez da política de coalizão que sustenta o governo por cima. Lula, que retornou ao poder com a missão de reconstruir a democracia após o desastre bolsonarista, aprofunda sua política de conciliação para manter uma base parlamentar minimamente estável de apoio – especialmente diante de um Congresso hostil e dominado pelo Centrão. Juscelino representava não apenas uma peça desse tabuleiro, mas a influência do União Brasil, partido de direita que assegura apoio ao Planalto.

Porém, a permanência do ministro se tornou insustentável. A base social que sustenta o governo, composta por movimentos populares, sindicatos e setores progressistas, intensificou a pressão pública, acusando Lula de tolerância com práticas que ele mesmo sempre condenou. A opinião pública, mais vigilante após anos de ataques à democracia, não aceitou a retórica da governabilidade a qualquer custo.

Diante desse cenário, a demissão de Juscelino Filho não foi apenas um ato administrativo, mas uma pequena mudança nas amarras do fisiologismo que ainda resistem em Brasília. Para Lula, fica a lição: a construção de uma base sólida de apoio deve vir de baixo, a partir de medidas concretas em favor do povo trabalhador, e não às custas dos compromissos éticos mínimos que sustentam o projeto de seu governo.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores