TCE-SP investiga uso de aeronave da PM por Tarcísio de Freitas
Tarcísio de Freitas

TCE-SP investiga uso de aeronave da PM por Tarcísio de Freitas

Deputada Monica Seixas denuncia governador por suposto desvio de finalidade e mau uso de recursos públicos

Tatiana Py Dutra 4 abr 2025, 09:31

Foto: Monica Andrade/Fotos Públicas

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) acatou nesta terça-feira (2) uma representação da deputada estadual Mônica Seixas (PSOL), que denuncia o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por supostas irregularidades no uso de um avião da Polícia Militar (PM). O chefe do Executivo paulista utilizou a aeronave para viajar ao Rio de Janeiro e participar de um ato político em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que pode configurar “desvio de finalidade e uso indevido de recursos públicos”.

A viagem ocorreu em 15 de março de 2025, quando Tarcísio utilizou um Beech King Air B200G, pertencente à PM paulista, para se deslocar até a capital fluminense. No dia seguinte, o governador participou da manifestação realizada na Praia de Copacabana, que reuniu cerca de 18,3 mil pessoas e teve como pauta principal a anistia de investigados e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

A deputada Monica Seixas argumenta que a utilização de um bem público para fins políticos “viola a finalidade institucional do equipamento e deve atender exclusivamente a demandas operacionais da corporação e atividades ligadas à segurança pública”. O pedido foi encaminhado ao TCE-SP, que confirmou a admissibilidade da representação e iniciou uma análise técnica e jurídica sobre o caso.

“O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo recebeu a representação subscrita pela Deputada Monica Seixas e a partir de agora avaliará, por meio de sua assessoria técnica jurídica, a sua admissibilidade. A Corte de Contas paulista não adentrará sobre improbidade e questões políticas (…), uma vez que analisará o caso somente no que for de âmbito de sua competência”, destacou o Tribunal em nota oficial.

O que pode acontecer com Tarcísio?

Caso o TCE-SP reconheça que o uso da aeronave foi lesivo aos cofres públicos, o governador poderá ser responsabilizado financeiramente e obrigado a ressarcir os custos da viagem. Além disso, a decisão pode embasar a abertura de outras investigações, tanto pelo Ministério Público de Contas quanto por órgãos de controle, podendo resultar até mesmo em uma eventual ação de improbidade administrativa.

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) também acionou o Ministério Público de Contas para apurar a legalidade da viagem de Tarcísio, destacando que o episódio “além de caracterizar evidente desvio na utilização de patrimônio público, reveste-se de maior gravidade por ter servido como palco à propagação irresponsável de informações falsas direcionadas contra as instituições republicanas, especialmente o Governo Federal, o Supremo Tribunal Federal e, particularmente, o ministro Alexandre de Moraes”.

A gestão de Tarcísio defendeu-se afirmando que “o planejamento das viagens do governador é pautado pelos princípios de eficiência e segurança” e garantiu estar “à disposição do TCE para prestar todas as informações necessárias”.

O caso segue sob análise do Tribunal de Contas, que determinará se houve irregularidade no uso da aeronave da PM para fins políticos.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores