Fábio Felix denuncia despejo forçado de famílias da Ocupação Lúcio Costa
Fábio Felix6

Fábio Felix denuncia despejo forçado de famílias da Ocupação Lúcio Costa

Deputado denunciou o despejo violento de famílias vulneráveis, muitas com crianças, sem garantia de alternativa digna

Mandato Fábio Felix 12 maio 2025, 09:40

Foto: Alê Bastos/Mandato Fábio Felix

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF, fez um pronunciamento na terça-feira (6) para denunciar o despejo de dezenas de famílias da Ocupação no Setor Lúcio Costa, próximo ao Setor de Inflamáveis. Segundo ele, muitas dessas pessoas vivem no local há décadas e não receberam qualquer proposta digna de realocação para outros lugares.

“Estamos com famílias despejadas dormindo ao relento, muitas delas com crianças pequenas, porque o governo do DF simplesmente ignorou a história de quem viveu ali por 10, 20, até 40 anos, e não ofereceu nenhuma alternativa digna”, afirmou o parlamentar.

Felix relatou que o despejo foi conduzido sem qualquer sensibilidade social e com falta de diálogo. O parlamentar questionou diretamente o governador Ibaneis Rocha e os secretários do GDF sobre o futuro das famílias afetadas.

“O pouco que essas pessoas tinham foi arrancado. O governo sabia da situação há décadas, e ainda assim decidiu agir com brutalidade. Se fosse uma ocupação de classe média, hoje seria um condomínio. Mas como são pessoas em extrema vulnerabilidade, o Estado escolheu a força”, criticou.

A Comissão de Direitos Humanos da CLDF está acompanhando o caso e parte dessas famílias foi recebida pelo deputado hoje na Câmara Legislativa do DF. No plenário, Felix reforçou a urgência de debater políticas habitacionais mais justas e cobrou respostas imediatas do governo.

“Onde essas pessoas vão dormir hoje? Como vão levar suas crianças para a escola amanhã? A Câmara Legislativa precisa se posicionar. Moradia é um direito, não um privilégio”, concluiu Fábio Felix.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores