Mobilização barra estadualização da saúde em Porto Alegre
HPS.pg

Mobilização barra estadualização da saúde em Porto Alegre

Pressão de sindicatos, conselhos e do mandato de Luciana Genro leva governo a recuar de proposta sem diálogo; gestão seguirá com o município

Mandato Luciana Genro 12 maio 2025, 09:34

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A mobilização puxada por sindicatos, conselhos de saúde, juntamente com o mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) surtiu efeito: a proposta de estadualização dos serviços de saúde de média e alta complexidade em Porto Alegre foi retirada de pauta. Após semanas de impasse e falta de acordo entre Prefeitura e Estado, a gestão seguirá sob responsabilidade do município.

“Uma vitória para quem defende o SUS público, universal e de gestão democrática. A mobilização foi decisiva para barrar uma proposta que poderia aprofundar a lógica de privatização e precarização do SUS na capital. Não aceitaremos retrocessos impostos de cima para baixo, sem diálogo com os territórios e com quem conhece a realidade da linha de frente”, afirmou a deputada.

Luciana Genro havia convocado uma audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa justamente para debater os impactos da proposta, que foi divulgada sem diálogo com os trabalhadores e a população. Com o recuo oficializado pelas autoridades nesta quarta-feira (8/5), a audiência foi cancelada.

Segundo noticiado, o impasse ocorreu porque a prefeitura só aceitava a estadualização mediante a transferência total da gestão dos serviços de média e alta complexidade, o que incluía exames, consultas especializadas e pronto atendimentos. O governo do Estado, por sua vez, queria assumir apenas os hospitais municipais, como o HPS e o Presidente Vargas, além de ampliar a contratação de leitos da rede filantrópica. A falta de consenso inviabilizou o plano.

Atualmente, a capital tem uma taxa de 98% de ocupação dos leitos SUS. Esse dado escancara a urgência de soluções que valorizem o serviço público e os profissionais que o sustentam. Para a parlamentar, qualquer proposta de reestruturação precisa vir acompanhada de diálogo, transparência e investimento, e jamais pode representar ameaça aos vínculos dos trabalhadores nem à autonomia na gestão da saúde pública.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 07 maio 2025

Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis

Combate amplo contra a corrupção não pode ser justificativa para mais austeridade fiscal
Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"