Centenas de estudantes da Rede Emancipa ocupam a USP em dia de luta
Dia na USP reuniu cursinhos populares de diversas periferias da cidade de São Paulo e região metropolitana em defesa da educação pública
No último sábado, 28/06, centenas de estudantes de diversos núcleos da Rede Emancipa de Educação Popular realizaram o Dia na USP, tradicional atividade de ocupação da Universidade de São Paulo pela Rede.
Através da organização dos cursinhos populares periféricos em diversas regiões da capital e da região metropolitana – como Itapevi, Carapicuíba, Grajaú, Perus, São Miguel Paulista, Itaquera, Francisco Morato, Pirituba, Taboão da Serra, entre outros territórios -, estudantes e coordenadores da Rede Emancipa se encontram pela manhã na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas em um ato político que marcou o início do evento.
A crítica ao colonialismo, a defesa da educação pública e a denuncia do genocídio contra o povo palestino marcaram a mobilização, que contou com a presença da Frente Palestina de São Paulo, do DCE da USP, do coletivo Juntos e da vereadora Luana Alves (PSOL-SP), também militante da Rede Emancipa. A luta por acesso e permanência, a defesa das cotas e de mais financiamento para a educação, em meio aos cortes operados pelos governos, deram a linha política do evento.
Após o ato político, os estudantes se dividiram em grupos para conhecer as faculdades e institutos, guiados por coordenadores do movimento e estudantes da própria USP. Nesse momento, puderam também tirar diversas dúvidas sobre os cursos e a própria universidade, seus equipamentos públicos, programas de permanência, entre outros temas.
Após alguns anos sem realizar esse evento, o Dia na USP surpreendeu pela força política da Rede Emancipa e pela empolgação dos núcleos de base que o construíram. Organizar as periferias para ocupar a universidade pública, tanto em manifestações políticas como superando a barreira do vestibular, é a principal tarefa desse movimento que se aproxima de seus 20 anos de história.
Conheça a Rede Emancipa e seja parte dessa luta!
Confira abaixo mais fotos.















