Centenas de estudantes da Rede Emancipa ocupam a USP em dia de luta
IMG-20250628-WA0035

Centenas de estudantes da Rede Emancipa ocupam a USP em dia de luta

Dia na USP reuniu cursinhos populares de diversas periferias da cidade de São Paulo e região metropolitana em defesa da educação pública

Redação da Revista Movimento 29 jun 2025, 10:34

No último sábado, 28/06, centenas de estudantes de diversos núcleos da Rede Emancipa de Educação Popular realizaram o Dia na USP, tradicional atividade de ocupação da Universidade de São Paulo pela Rede.

Através da organização dos cursinhos populares periféricos em diversas regiões da capital e da região metropolitana – como Itapevi, Carapicuíba, Grajaú, Perus, São Miguel Paulista, Itaquera, Francisco Morato, Pirituba, Taboão da Serra, entre outros territórios -, estudantes e coordenadores da Rede Emancipa se encontram pela manhã na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas em um ato político que marcou o início do evento.

A crítica ao colonialismo, a defesa da educação pública e a denuncia do genocídio contra o povo palestino marcaram a mobilização, que contou com a presença da Frente Palestina de São Paulo, do DCE da USP, do coletivo Juntos e da vereadora Luana Alves (PSOL-SP), também militante da Rede Emancipa. A luta por acesso e permanência, a defesa das cotas e de mais financiamento para a educação, em meio aos cortes operados pelos governos, deram a linha política do evento.

Após o ato político, os estudantes se dividiram em grupos para conhecer as faculdades e institutos, guiados por coordenadores do movimento e estudantes da própria USP. Nesse momento, puderam também tirar diversas dúvidas sobre os cursos e a própria universidade, seus equipamentos públicos, programas de permanência, entre outros temas.

Após alguns anos sem realizar esse evento, o Dia na USP surpreendeu pela força política da Rede Emancipa e pela empolgação dos núcleos de base que o construíram. Organizar as periferias para ocupar a universidade pública, tanto em manifestações políticas como superando a barreira do vestibular, é a principal tarefa desse movimento que se aproxima de seus 20 anos de história.

Conheça a Rede Emancipa e seja parte dessa luta!

Confira abaixo mais fotos.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores