PF prende ex-ministro que estaria articulando fuga de Mauro Cid
MauroCid

PF prende ex-ministro que estaria articulando fuga de Mauro Cid

Titular da pasta do Turismo no governo Bolsonaro, Gilson Machado foi preso na manhã desta sexta-feira. Ex-ajudante de ordens teve prisão revogada no último minuto e precisará se explicar

Redação da Revista Movimento 13 jun 2025, 10:46

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Delator  no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado articulada por Jair Bolsonaro (PL) e aliados para subverter o resultado das eleições de 2022, o tenente-coronel Mauro Cid foi novamente alvo da Polícia Federal nesta sexta-feira (13), em Brasília. Inicialmente, circulou a informação de que Cid teria sido preso, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou a ordem de prisão pouco depois.

A nova operação da PF apura uma suspeita grave: uma tentativa coordenada para que Mauro Cid deixasse o país com um passaporte português obtido de forma ilegal. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, determinou novo interrogatório de Cid, que pode ocorrer ainda hoje.

A articulação envolveria diretamente o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, fiel escudeiro de Bolsonaro e figura recorrente em suas lives – nas quais tocava sanfona ao lado do então presidente. Machado foi preso pela PF em Recife (PE), acusado de tentar emitir o passaporte para Cid em um consulado português. A Procuradoria-Geral da República e a PF solicitaram ao STF a abertura de inquérito para apurar o caso como tentativa de obstrução de Justiça.

Em nota, Gilson Machado negou qualquer visita a consulados. Já Mauro Cid afirmou desconhecer a suposta ajuda do ex-ministro, embora tenha admitido que entrou com pedido de cidadania portuguesa em janeiro de 2023 – poucos meses após a derrota de Bolsonaro nas urnas e durante as crescentes pressões do cerco judicial.

A relação entre os envolvidos e o núcleo duro do bolsonarismo aumenta a suspeita do caráter coordenado das ações. Machado acompanhava Bolsonaro em viagens, como a recente ida ao Rio Grande do Norte, e sua prisão reacende o alerta sobre as tentativas de apagar rastros do plano golpista.

Mauro Cid, é importante lembrar, não é uma figura menor: foi ajudante de ordens do então presidente Bolsonaro, ou seja, alguém com acesso direto e privilegiado ao gabinete presidencial. Ele já é réu no processo que apura a tentativa de ruptura democrática após as eleições de 2022, ao lado do próprio Bolsonaro e outros 29 aliados. A denúncia da PGR sustenta que o grupo agiu para manter o ex-presidente no poder à revelia da soberania do voto popular – um ataque frontal à democracia brasileira.

As novas evidências reforçam a suspeita de que há, ainda hoje, um esforço articulado para sabotar as investigações, silenciar delatores e escapar das consequências de um dos episódios mais graves da história recente do país.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 30 out 2025

Castro realiza a maior chacina da história do Brasil

O criminoso Cláudio Castro tem que sair do Palácio Guanabara para a prisão, sob pena de vermos novas chacinas promovidas pelo Estado e envelopadas como política de segurança pública
Castro realiza a maior chacina da história do Brasil
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores