Novas medidas do STF contra Bolsonaro após ataques à soberania nacional
54409368261_d47aa40a95

Novas medidas do STF contra Bolsonaro após ataques à soberania nacional

Ações judiciais, como o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de redes sociais, são respostas à conspiração com Trump contra os interesses nacionais

Redação da Revista Movimento 19 jul 2025, 10:25

Foto: Jair Bolsonaro. (Antonio Augusto/STF)

Perante a evidente conspiração de Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo com Donald Trump contra os interesses nacionais, que resultaram na ampliação da guerra tarifária do governo dos EUA contra o Brasil, o STF determinou novas medidas cautelares contra Jair Bolsonaro.

Entre as medidas estão o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição do acesso às redes sociais, recolhimento domiciliar noturno, vedação de contato com autoridades estrangeiras e outros investigados (incluindo Eduardo Bolsonaro), além de mandados de busca e apreensão na casa de Bolsonaro e na sede do PL em Brasília.

Apesar da enorme impopularidade da taxação de proposta de 50% dos produtos brasileiros nos EUA, que foi articulada por Bolsonaro com Trump e é rejeitada inclusive por grande parte da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apoiou Bolsonaro. Criticando a decisão judicial e colocando em dúvida sua legitimidade, a posição de Tarcísio desmascara um setor da burguesia bolsonarista que tenta se apresentar como moderado perante a extrema direita, mas se encontra com ela nas mesmas posições em momentos críticos.

A ação do STF é muito importante para combater a conspiração de Bolsonaro/Trump, restingindo sua capacidade de ação no momento no qual o presidente de extrema direita norte-americano ataca diretamente a soberania brasileira através da guerra tarifária na tentativa de livrar Bolsonaro e seus aliados das investigações de golpismo.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores