Câmara avança em projeto que garante hortas comunitárias em terrenos da União
Hortas

Câmara avança em projeto que garante hortas comunitárias em terrenos da União

Medida fortalece agricultura urbana, inclusão produtiva e uso social de áreas públicas em benefício de famílias de baixa renda

Redação da Revista Movimento 26 ago 2025, 10:30

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou a alteração do Senado ao Projeto de Lei 2100/19, que autoriza a União a ceder terrenos de sua propriedade para a implantação de hortas comunitárias e para a produção de mudas destinadas ao paisagismo urbano.

O projeto, relatado pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), é considerado uma conquista para a agricultura urbana e para a democratização do uso de áreas públicas. A versão aprovada detalha que os terrenos poderão ser cedidos por cinco anos, prorrogáveis, de forma gratuita e sem necessidade de licitação, beneficiando diretamente famílias de baixa renda organizadas em associações, cooperativas ou sindicatos.

Para a relatora, a medida fortalece políticas de inclusão e sustentabilidade. “A gratuidade é compatível com a finalidade social da medida para fomentar a inclusão produtiva e beneficiar famílias de baixa renda pelo incentivo à agricultura urbana e ao uso social de áreas públicas”, afirmou Sâmia.

Ela destacou ainda a importância da dispensa de licitação, que “se justifica pela natureza específica da destinação para projetos de cunho coletivo, comunitário e ambiental, bem como pela inexistência de competição na escolha dos beneficiários”. A limitação do prazo, segundo a deputada, garante segurança jurídica e permite reavaliações periódicas. “Em síntese, os três vetores estabelecidos pela emenda são tecnicamente adequados, juridicamente sustentáveis e sintonizados com os princípios que regem a Administração Pública”, completou.

Atualmente, a legislação (Lei 9.636/98) já prevê cessão precária de imóveis federais, mas restrita a eventos de curta duração, como os de caráter cultural, esportivo ou religioso. O novo projeto amplia o alcance da lei, abrindo caminho para a utilização social de áreas públicas em iniciativas de agricultura comunitária e ambiental.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir ao Plenário da Câmara. Para se tornar lei, precisa ser aprovada novamente tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Com informações da Agência Câmara de Notícias


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 21 ago 2025

996, 6×1 e a luta de classes

É preciso mover a classe para bloquear a extrema-direita, construindo pontes entre as batalhas políticas e sociais
996, 6×1 e a luta de classes
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores