Curitiba pode ganhar selo contra violências
Violência

Curitiba pode ganhar selo contra violências

Iniciativa da Professora Angela propõe certificar espaços públicos e privados que adotem práticas de acolhimento, combate à discriminação e promoção da segurança

Redação da Revista Movimento 23 set 2025, 08:30

Foto: Reprodução

Curitiba pode dar um passo importante na construção de uma cidade mais justa e acolhedora. A vereadora Professora Angela (PSOL) protocolou um projeto de lei que cria o selo “Curitiba Segura: Espaço Livre de Violências”, destinado a certificar estabelecimentos comerciais e espaços públicos que adotem medidas efetivas de prevenção à violência e à discriminação.

A proposta vai além do simbolismo: os espaços interessados terão que cumprir critérios como a criação de protocolos de acolhimento a vítimas, capacitação de funcionários, instalação de câmeras de segurança e divulgação de canais de denúncia e apoio. Também serão reconhecidas ações de conscientização e a promoção de áreas seguras para a população.

Segundo a autora, a medida busca estimular práticas que fortaleçam a cidadania e o respeito à diversidade. 

“O selo contribui para a construção de uma cidade mais acolhedora e segura para todos”, afirma Professora Angela. Ela destaca ainda que “a certificação pode contribuir para a segurança e bem-estar das cidadãs e cidadãos de Curitiba, à medida que os espaços certificados se dedicam à segurança de grupos minoritários”.

A iniciativa prevê que o selo poderá ser concedido em diferentes categorias, como Espaço Livre de Violência LGBTQIA+, racismo, xenofobia, machismo, capacitismo e intolerância religiosa. Os locais que cumprirem mais de um critério poderão acumular selos, reforçando seu compromisso com a inclusão.

Para garantir a credibilidade da certificação, a concessão ficará a cargo de órgãos municipais, com possibilidade de parcerias com entidades da sociedade civil. Além disso, os estabelecimentos poderão usar o selo em seus materiais de divulgação, como forma de reforçar publicamente sua responsabilidade social.

Protocolado no dia 16 de julho, o projeto já recebeu parecer jurídico da Procuradoria da Câmara e aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado pelos vereadores e sancionado pela prefeitura, entrará em vigor imediatamente.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores