Sâmia cobra cumprimento de acordo de greve em audiência com docentes da educação federal
Audiência

Sâmia cobra cumprimento de acordo de greve em audiência com docentes da educação federal

Deputada do PSOL-SP presidiu atividade da Casp e criticou ausência do MEC e do MGI, enquanto entidades denunciaram descumprimento de itens pactuados há mais de um ano

Mandato Sâmia Bomfim 16 set 2025, 08:30

Foto: Ascom Sâmia Bomfim

A Comissão de Administração e Serviço Público (Casp) da Câmara realizou, no último dia 11, audiência pública para avaliar o cumprimento do Termo de Acordo de Greve dos docentes da educação federal, conquistado após uma das maiores mobilizações nacionais da categoria. A atividade foi presidida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), autora do requerimento, e contou com a participação de representantes de entidades sindicais de professores e técnicos.

Na abertura, Sâmia parabenizou a mobilização das universidades e institutos federais, criticando o governo pelo não cumprimento do acordo: 

“Foi uma greve histórica, fortíssima, enraizada, nacionalizada. Depois de muita luta, foi possível conquistar o acordo, que, aliás, não era o desejado, mas que foi possível diante da correlação de forças naquele momento. Mas tem uma coisa que é básica: estabelecido um acordo de greve, o mínimo é que ele seja cumprido.”

A parlamentar lamentou ainda a ausência de representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Gestão e Inovação (MGI):

 “É, no mínimo, constrangedor, para não dizer indignante, que até agora os termos daquele acordo não tenham sido consolidados.”

Entre as principais pendências, o diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Diego Ferreira Marques, destacou a alteração do Decreto 1.590/1995, que trata das cargas horárias diferenciadas entre docentes do magistério superior e da educação básica, técnica e tecnológica (EBTT). 

“Nós pactuamos com o MGI e com o MEC que essa situação seria revertida por meio da alteração deste decreto. Já há um substitutivo pronto, mas a Casa Civil não dá andamento. Depois de um ano e três meses da assinatura do acordo, continuamos na expectativa”, afirmou.

O coordenador do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Manoel José Porto Júnior, reforçou a insatisfação da categoria e lembrou que docentes e técnicos estavam em paralisação nacional durante a audiência. 

“Fizemos uma longa greve no ano passado, mais de três meses, para sensibilizar o governo. Algumas pautas foram atendidas, mas outras não. Esperamos agilidade no cumprimento dos acordos e uma posição mais firme na defesa dos serviços públicos. É por meio deles que o Estado atende a população mais pobre deste país.”

Encaminhamentos

Ao fim da audiência, Sâmia anunciou que será enviada uma carta assinada por diferentes parlamentares ao MEC, ao MGI e à Casa Civil, exigindo o cumprimento do acordo: 

“O processo de greve foi reconhecido tanto pela Justiça quanto pelo próprio governo. Foi possível estabelecer esse acordo e o que estamos pedindo é apenas o seu cumprimento. Não tem nada extraordinário nem injusto.”

A deputada também alertou para os primeiros sinais da Reforma Administrativa:

 “Há indícios de propostas que podem rever a estabilidade, criar contratos temporários e mudar a lógica do serviço público. Foi possível barrar a PEC 32/2020 no governo Bolsonaro, e agora temos a mesma disposição de luta para impedir esse desmonte.”

Também participaram da audiência representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e de entidades de base de diferentes estados.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores