Abaixo-assinado pressiona Alerj a manter a prisão de Bacellar
rodrigo_bacellar

Abaixo-assinado pressiona Alerj a manter a prisão de Bacellar

Proposta pelo deputado Professor Josemar, mobilização cobra que deputados confirmem decisão do STF; caso será votado hoje pela CCJ e no plenário

Tatiana Py Dutra 8 dez 2025, 11:59

Foto: Thiago Lontra/Alerj

A prisão do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), desencadeou uma onda de mobilização popular que chega ao plenário da Casa nesta segunda-feira (8). Um abaixo-assinado – proposto pelo deputado Professor Josemar (PSOL) – pressiona os parlamentares a manter a prisão do deputado e garantir o avanço das investigações que revelam a conexão entre setores do poder político e o crime organizado no Rio. Clique aqui para assinar.

A petição afirma de forma contundente: “O povo do Rio de Janeiro não merece ser vítima da relação da política com o crime organizado.” Os que assinam defendem “a continuidade das investigações e do processo que levou à prisão do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar”, reforçando que o caso não é isolado, mas parte de uma deterioração institucional que há anos fragiliza a democracia no estado.

Por que Bacellar foi preso – e por que a acusação é grave

A prisão e o afastamento imediato de Bacellar foram determinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o avanço das investigações da Polícia Federal (PF) no âmbito da ADPF das Favelas. Segundo a PF, o presidente da Alerj teria vazado informações sigilosas da Operação Zargun e avisado o ex-deputado TH Joias sobre a ação que seria deflagrada em setembro.

O alerta precoce teria permitido que Joias – preso desde setembro por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção e comércio ilegal de armas ligado ao Comando Vermelho – desse fim a provas, trocasse de celular e retirasse objetos de casa antes da chegada dos agentes. Para a investigação, esse conjunto de ações configura obstrução de Justiça para proteção do crime organizado, o que agrava ainda mais o caso.

Como sintetiza a petição: “O Rio não aguenta mais! Chega de relação entre a política e o crime organizado! É preciso combater o crime organizado até as últimas consequências!”

A fala de Josemar e a denúncia sobre o governo Cláudio Castro

Na Alerj, o deputado Professor Josemar tem sido uma das vozes mais firmes contra a presença de grupos criminosos na política fluminense. Em discurso divulgado em suas redes sociais, ele afirmou:

“Todo mundo está vendo e viu a prisão do deputado Rodrigo Bacellar, por indício de vazamento de informação para o deputado TH Joias, que é ligado ao Comando Vermelho. (…) Quero falar de uma questão mais profunda, que é a relação da política com o crime organizado. O governo de Cláudio Castro colocou TH Joias aqui. (…) TH Joias teve 15 mil votos, menos do que qualquer deputado, e chega a essa Casa representando uma facção criminosa.”

Para Josemar, a proposta do abaixo-assinado reflete a urgência de envolver a sociedade no processo decisório e romper o que ele chama de “pacto tácito de convivência” entre parte do Legislativo e o crime organizado.

CCJ e plenário decidem ainda hoje

Às 11h de hoje, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj deu início à análise do caso. Os sete membros da comissão escolherão um relator e votarão o parecer sobre a manutenção da prisão de Bacellar. Se não houver unanimidade – cenário provável – será elaborado um Projeto de Resolução propondo manter ou revogar a prisão e o afastamento.

O presidente da CCJ, Rodrigo Amorim, declarou: “Faremos uma deliberação técnica, e não há motivos para que não sejam atos transparentes.”

Às 15h, o texto seguirá ao plenário. Para revogar a prisão, são necessários ao menos 36 votos dos 69 deputados. O parecer da CCJ e a determinação de Moraes funcionam como referências, mas cada parlamentar vota de forma independente.

Professor Josemar antecipa que a posição da bancada do PSOL é clara: 

“A posição será pela manutenção da orientação do STF em relação a manter a prisão. (…) O crime organizado não pode fazer parte da política. Queremos que as investigações vão até as últimas consequências.”

A força da mobilização popular

Para os autores do abaixo-assinado e para o campo progressista, a votação de hoje será um divisor de águas. O movimento aponta para um esgotamento social com o avanço das organizações criminosas sobre o aparato do Estado – um processo aprofundado durante o governo Cláudio Castro, cuja base política incorporou figuras como TH Joias.

A resposta, defendem os organizadores, precisa vir tanto das instituições quanto das ruas. A mobilização popular é vista como fundamental para impedir retrocessos e garantir que a Alerj não se transforme em um espaço de blindagem para práticas criminosas.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 05 dez 2025

As facções vestem terno – do caso do Banco Master ao Refit

A forma de combater a linha da extrema direita é fortalecer o embate contra o crime organizado, a partir de uma perspectiva realista: que mire os donos do poder, os bilionários como Vorcaro e Magro, suas intrínsecas relações com agentes públicos
As facções vestem terno – do caso do Banco Master ao Refit
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores