Contra o arbitrariedade e a repressão: Liberdade para o nosso camarada Lyés Touati!

Contra o arbitrariedade e a repressão: Liberdade para o nosso camarada Lyés Touati!

Liberdade para Lyés Touati, preso político na Argélia

Mahmoud Rechidi 19 dez 2025, 10:49

Via Inprecor

Após passar sua primeira noite na prisão de Oued Ghir, perto de Béjaïa, nosso companheiro Lyés Touati, membro dirigente do nosso partido, o PST, suspenso arbitrariamente há quase quatro anos, recebeu esta manhã a visita de seus dois advogados.

Embora revoltado e indignado com sua prisão arbitrária, ele não perdeu seu sorriso lendário, apesar da evidente injustiça que o atinge.

O juiz de instrução poderia, na pior das hipóteses, ter-lhe imposto controlo judicial, tendo em conta as acusações infundadas e inventadas pelos serviços de segurança que, nomeadamente neste caso, demonstraram a sua manifesta incompetência política. Se não fossem as repercussões desse mandado de prisão repressivo e desprovido de qualquer bom senso, acusar nosso camarada Lyés Touati de simpatia pelo MAK seria simplesmente uma piada de mau gosto que nos faria sorrir. Pior ainda, essa acusação constitui um insulto intolerável à sua trajetória militante e à nobreza de sua luta política. Lyés Touati é um militante socialista, anticapitalista e internacionalista!

A sua filiação no Partido Socialista dos Trabalhadores (PST) não pode ser omitida ou ignorada pelos serviços de segurança. O seu nome figura entre os delegados eleitos para a Direção Nacional (Comité Central) do nosso partido no último congresso do PST, realizado em 24 de abril de 2021, cuja lista foi transmitida pelo oficial de justiça ao ministro do Interior no dia seguinte.

A detenção de Lyés Touati em 14 de dezembro num bar em Aokas coincide com a nervosismo que teria sido induzido pela suposta “declaração de independência da Cabília”, que condenamos veementemente. Condenamos esta declaração não só do ponto de vista político e democrático, uma vez que vai contra a vontade popular, em particular entre a população da Cabília, mas também pelas ligações evidentes de Farhat Mhenni e do seu MAK [Movimento para a Autodeterminação da Cabília] com a entidade criminosa sionista, com os regimes reacionários e ditatoriais marroquino e emirado e com as potências imperialistas que o instrumentalizam contra a soberania nacional do povo argelino e para impor seus ditames econômicos e geopolíticos ao nosso país.

De qualquer forma, nesta quarta-feira de manhã, nosso camarada Lyés Touati não havia perdido nem um pouco de seu bom humor, seu senso de humor habitual e sua determinação militante. Seu moral está excelente.

No entanto, ele ficou aflito com a situação de dezenas de presos políticos e de opinião que apodrecem nesta prisão há vários meses apenas por um comentário ou, às vezes, um like no Facebook.

Por outro lado, sua principal preocupação diante dessa inqualificável negação de justiça é, acima de tudo, o estado de saúde de sua mãe e a situação social de sua família, da qual ele era o principal sustento após a morte de seu pai.

Quanto aos procedimentos judiciais iniciados, também nesta manhã, nossos dois advogados entraram com um pedido de liberdade provisória para nosso colega Lyés Touati. A sua análise pela câmara de acusação poderá ser marcada para o próximo terça-feira, se for transmitida com celeridade pelo juiz de instrução. Caso contrário, este pedido será analisado na terça-feira seguinte.

Lyés Touati saúda o formidável impulso de solidariedade a nível local, nacional e internacional que lhe foi demonstrado desde o primeiro minuto da decisão arbitrária de o prender.

Obrigado pela solidariedade inabalável de todos e todas.

  • Chega de arbitrariedade e repressão!
  • Liberdade para o nosso camarada Lyés Touati!
  • Liberdade para todos os presos políticos e de opinião!
  • Viva as liberdades democráticas e sindicais! . A luta continua!

TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 17 dez 2025

A rota de Trump na América Latina e no Brasil

A ofensiva de Trump e do imperialismo sobre a América Latina
A rota de Trump na América Latina e no Brasil
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores