Seis co-prefeitos do HDP são removidos do serviço no sudeste da Turquia

Além disso, prefeito de província oriental foi detido.

Seis co-prefeitos do pró-curdo Partido Popular Democrático (HDP) foram afastados de seus postos pelo Ministério do Interior. Enquanto todos os seis foram substituídos por curadores do Ministério do Interior, três dos co-presidentes da região sudeste foram detidos mais tarde. Enquanto isso, o prefeito de uma província do leste foi detido sob acusações relacionadas a uma investigação em andamento.

O Ministério do Interior da Turquia retirou seis co-prefeitos do Partido Democrático Popular (HDP) pró-curdo no dia 15 de maio na província sudeste de Siirt, e deteve o prefeito da cidade oriental de Iğdır.

Os dois co-prefeitos da cidade de Siirt, e dois pares de co-prefeitos dos distritos de Baykan e Kurtalan foram substituídos por curadores, que anteriormente serviam como governadores e governadores de distrito.

O prefeito de Iğdır Yaşar Akkuş foi detido sob acusações relacionadas a uma investigação em andamento sobre ele, embora nenhuma outra informação tenha sido fornecida.

A substituição de funcionários eleitos por designados tem sido uma prática comum no âmbito do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP): Dos 65 municípios que o HDP ganhou nas eleições locais de março de 2019, 43 cargos foram preenchidos com funcionários fiduciários nomeados.

Eleitos co-prefeitos da cidade de Siirt, Berivan Helen Işık e Peymandara Turhan foram substituídos pelo curador Ali Fuat Atik, que antes atuava como governador de Siirt, cargo para o qual foi designado pelo Ministério do Interior.

Eleitos co-prefeitos do distrito de Siirt’s Baykan, Ramazan Sarsılmaz e Özden Gülmez foram substituídos pelo curador Mehmet Tunç, anteriormente governador do distrito de Baykan.

Os co-prefeitos do distrito de Kurtalan, Baran Akgül e Esmer Baran foram substituídos pelo curador İhsan Emre Aydın, anteriormente governador do distrito de Kurtalan.

O co-prefeito de Siirt, Berivan Helen Işık, o co-prefeito de Baykan Ramazan Sarsılmaz, e o co-prefeito de Kurtalan, Baran Akgül, foram detidos após serem afastados de seus cargos.

A Prefeitura do Distrito de Baykan publicou um tweet dizendo que a polícia tinha simultaneamente cercado os edifícios municipais de Baykan e Kurtalan para deter os co-prefeitos nas primeiras horas do dia 15 de maio.

“Foi a polícia que fez isso na casa dela, onde vivem sua mãe e seu filho. É óbvio quem deu a ordem”. Não procure por golpistas em nenhum outro lugar, aqui está o golpe e aqui estão os golpistas”, disse Danış Beştaş em seu tweet.

O ciclo de notícias da Turquia tem sido ocupado com discussões sobre uma tentativa de golpe, já que o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) acusou o principal partido da oposição Partido Republicano do Povo (CHP) de conspirar uma tentativa.

A acusação foi seguida de comentários de representantes do partido, incluindo o presidente de Istambul Canan Kaftancıoğlu, indicando que o público deve se preparar para uma mudança na administração em breve.

Artigo originalmente publicado no Observatório Internacional do PSOL


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão