Carta ao Diretório Municipal do PSOL Curitiba

Uma chapa conformada por Letícia e Giana terá a capacidade de sintetizar um programa radical e plural em sinergia com as demandas populares e com nossas bandeiras.

Militantes do PSOL-Curitiba 20 jul 2020, 16:28

Viemos, por meio desta carta aberta ao Diretório Municipal do PSOL Curitiba, expor nossa opinião referente ao processo de indicação e formação da chapa majoritária que irá disputar as eleições municipais de 2020 no nosso município, bem como reivindicar espaço para debate e composição de chapa, visando não só a democratização das decisões do partido, bem como unificação do PSOL Curitiba.

Compreendemos o momento de pandemia em que nos encontramos e as dificuldades de se fazer um debate amplo a respeito dos nomes e programa que iremos apresentar. Porém, também entendemos que é de extrema importância que nossa candidatura reflita os acúmulos que tivemos, garantindo a pluralidade do PSOL na construção da candidatura que apresentaremos.

Avaliamos como negativa a possibilidade dessa decisão se dar única e exclusivamente pelo campo político que hoje dirige nosso partido em Curitiba. Se queremos um PSOL forte e unificado, é preciso compor!

Breve contextualização:

Em novembro de 2019 tivemos uma importante atividade partidária onde, além da apresentação de um calendário de construção programática, muitas companheiras e companheiros se lançaram como pré-candidatas e pré-candidatos à prefeitura e a vereança.

Algumas atividades que eram parte desse calendário, embora bastante esvaziadas por conta do período de recesso, ocorreram e foram bastante qualitativas. Parte das discussões a respeito das táticas eleitorais também aconteceram nas nossa plenárias congressuais e também acumularam sobre o perfil que queremos para o PSOL Curitiba.

Porém, no meio disso, fomos surpreendidos pela pandemia que paralisou as movimentações congressuais e se tornou o centro de nossa atuação via campanhas de solidariedade quanto partido e movimentos.

No entanto, hoje nos encontramos em meio a um momento de decisões sobre táticas e nomes a serem apresentados. Embora tenhamos que ampliar, já temos uma bela chapa de companheiras e companheiros dispostas a ocupar a Câmara de Vereadores. Todavia, na tarefa majoritária a história é diferente. Dos camaradas que haviam se colocado em novembro à disposição de encarar a tarefa de defender o PSOL na chapa majoritária, apenas uma se manteve até os dias de hoje: Giana De Marco.

O que já temos?

Nas reuniões organizadas entre as correntes políticas na tentativa de criar sínteses e caminhar para resoluções sobre o tema da nossa candidatura à prefeitura de Curitiba, algumas hipóteses foram levantadas.

– A Resistência retirou o nome do companheiro que havia se lançado em novembro, e não apresentou uma nova alternativa.

– A Primavera, além de retirar o primeiro nome que havia proposto em novembro, não obteve êxito na formalização de outros nomes que aventaram.

– O MES, além de manter a proposta de nome da companheira Giana para construção e composição de chapa, aventou e consultou possibilidades de outras importantes camaradas de diferentes correntes. Apresentou acordo em compor com nomes de militantes da Primavera e da Insurgência. No entanto, não obteve êxito nas propostas de composição.
 
Nos últimos dias tivemos o informe de que o campo político PSOL de Todas as Lutas (Primavera, Insurgência, Resistência e Subverta) fecharam questão em torno do nome da companheira Letícia Lanz, mulher trans, psicanalista e referência na militância LGBTQI+. Na nossa opinião, trata-se uma ótima proposta para representar e afirmar com qualidade o PSOL nessas eleições.
De forma alguma temos desacordo com o nome de Letícia, muito pelo contrário; porém, uma candidatura majoritária não se faz com apenas um nome.

O PSOL Curitiba precisa ter chapa e programa

Uma chapa majoritária de um partido socialista como o PSOL, além de 2 nomes como porta-vozes, precisa ter um programa radical de enfrentamento à burguesia local; que reflita a pluralidade de lutas que carregamos, defenda a classe trabalhadora e afirme as nossas bandeiras históricas. Além, é claro, de apresentar um programa de emergência para a crise política, econômica e sanitária que estamos enfrentando.

Por isso, queremos apresentar ao conjunto da militância o que já foi colocado em algumas reuniões bilaterais aos dirigentes das correntes: precisamos urgentemente estabelecer uma mesa permanente de debates eleitorais que seja mais ampla do que a atual direção conformada há mais de 2 anos, com membros de todas as correntes e militantes independentes que estejam dispostos a se debruçar sobre o tema e ajudar o partido. Só assim poderemos encarar o desafio eleitoral com qualidade e pluralidade.

COMPOR E OUVIR

Entendemos que para caminharmos no sentido da unificação partidária nas eleições deste ano precisamos que decisões sejam tomadas pelo conjunto, e não apenas pelos companheiros que hoje ocupam a direção municipal.

Nossa chapa só será forte se for referenciada pela base e tendo acordo entre os grupos que constroem o partido.

A possível indicação de Letícia, na nossa avaliação, caminha nesse sentido. Porém, ainda precisa ser formalizada.

Apesar de Letícia ser uma companheira independente (sem corrente política internamente), é uma indicação política do campo PSOL de Todas as Lutas. Logo, defendemos que outros campos políticos, correntes e militantes independentes também possam indicar nomes para a composição dessa chapa.

GIANA DE MARCO

Por fim, queremos reforçar mais uma vez aqui o nome de Giana De Marco para essa construção, dialogando com o nome de Letícia e ocupando a vaga de pré-candidata a vice prefeita.

Giana é uma mulher jovem, advogada, feminista, combatente pelos direitos da comunidade LGBTQI+. Filiada ao PSOL desde janeiro de 2016, candidatou-se à vereadora naquele mesmo ano, e em 2018 foi candidata à Deputada Federal, tendo sido a segunda candidata do partido com o maior número de votos entre todas as candidaturas proporcionais naquele ano. É uma valorosa e qualificada companheira que se colocou desde novembro de 2019 a disposição do partido para encarar a tarefa majoritária.

Uma chapa conformada por Letícia e Giana terá a capacidade de sintetizar um programa radical e plural em sinergia com as demandas populares e com nossas bandeiras. Temos a chance e o privilégio de apresentar dois novos rostos de mulheres que alavancarão nossa chapa de vereadores e irão contestar a velha política curitibana.


Assinam as correntes:

MES – Movimento Esquerda Socialista

Alicerce

Comuna

Assinam as/os militantes:

– Alana Landal
– Alice Valoski
‌- Alexandra Maciel Veiga
– Alina Angelica Prochmann
– Amanda de Oliveira Lara
– Angela Machado
– Bianca Valoski
– Bruna Marcela de Oliveira
– Edmar Almeida de Macedo
‌- Edson Lucas Cardozo
– Gabriel Feltrin Batista
– Gabriela Mafra
– Giana De Marco Vianna da Silva
– Giovana Vilela Silva
– Giovanna Silveira
– Gustavo Paris
– ‌Kamila Anne Carvalho da Silva
– ‌Lawrence Estivalet de Mello
– Leticia Faria
– Leonardo Piccini
– ‌Lucas Finger Schmidtke
– Lucas Guilhermo
-‌ Lucas Siquieri Gracia
– ‌Luis Otávio Mendonça Fiori
– Luiz Felipe Bergmann
– Mateus de Albuquerque
‌- Marcos Vinicius da Silva
– Rhayane Lourenço
– Thiago Guterres de Andrades
‌- Valéria Fiori da Silva


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão