Justiça britânica decide contra extradição de Assange aos EUA

A decisão é uma vitória do ativista, que vem sendo perseguido pelos últimos 10 anos por publicar documentos de interesse público no WikiLeaks.

Tiago Madeira 4 jan 2021, 10:49

A justiça britânica decidiu contra a extradição de Julian Assange aos Estados Unidos. No julgamento realizado hoje de manhã no Reino Unido, a juiza Vanessa Baraitser aceitou o argumento de que as condições dos presídios americanos são perigosas para a saúde mental de Assange e que não seriam capazes de impedir que ele cometesse suicídio. O governo americano deve recorrer, enquanto a defesa entrou com um pedido de fiança para que Assange possa responder em liberdade. Esse pedido será julgado nesta quarta-feira.

Como destaca o jornalista Kevin Gosztola, que cobriu todo o julgamento, Baraitser aceitou praticamente todas as alegações do governo americano que criminalizam a atividade jornalística de Assange, o que é alarmante para a liberdade de imprensa. Ainda assim a decisão é uma vitória do ativista, que vem sendo duramente perseguido pelos últimos 10 anos por publicar documentos de interesse público no WikiLeaks.

O pânico com que os que poderosos reagem a Assange comprova a força de suas ideias e do seu exemplo. Slavoj Zizek caracteriza o australiano como um espião de e para o povo, que revelou ligações espúrias entre grandes corporações privadas de tecnologia e agências governamentais. Não há um estado por trás dele, enquanto um forte aparato trabalha dia e noite para acossá-lo.

Assim, cabe a nós não esquecer Assange e lutar pela sua liberdade. A decisão de hoje é um importante passo nessa luta.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão