As mudanças climáticas marcam as eleições australianas
sa_fnq

As mudanças climáticas marcam as eleições australianas

Uma análise sobre as recentes eleições australianas.

Via Green Left

A derrota do governo de Coalizão de direita de Scott Morrison em 21 de maio indica que as pessoas querem mudanças. O resultado das eleições, que mostra uma forte disposição para agir sobre a crise climática e a desigualdade, mostra que o movimento de base do clima tem e está tendo um impacto.

Nesta fase, parece que o Partido Trabalhista formará um governo minoritário com o apoio dos Verdes e dos independentes “teal”, que foram eleitos nas cadeiras do núcleo liberal sobre uma ação climática, direitos dos refugiados e plataforma feminista.

Se o novo governo trabalhista tomará medidas climáticas reais e enfrentará o crescente descontentamento social dependerá, em grande parte, de um maior fortalecimento dos movimentos sociais e sindicais.

O fracasso de Morrison em reconhecer a emergência climática é real, o conservadorismo social e a misoginia da Coalizão combinados com uma escalada da crise do custo de vida ajudaram a expulsar pelo menos 16 membros liberais do parlamento.

Particularmente notável é o fato de que o voto primário tanto da Coalizão como dos Trabalhistas declinou em 5,9% e 0,5% respectivamente. Somente a Austrália Ocidental (7,5%), Queensland (1,3%) e o Território da Capital (4,1%) registraram oscilações líquidas para os Trabalhistas.

O fato de que os Liberais perderam cinco cadeiras na Austrália Ocidental, após sua eliminação nas eleições estaduais de 2021, garantiu a derrota de Morrison.

Em outros lugares, a oscilação dos dois partidos em relação aos Trabalhistas é resultado do aumento do voto dos independentes e dos Verdes.

Enquanto o aumento do voto dos Verdes em todo o país foi modesto (1,6%), ele cresceu em toda a cidade de Brisbane, disparando mais dois deputados Verdes na Câmara dos Deputados, juntando-se ao deputado de Melbourne e ao líder do partido Adam Bandt, que foi reeleito para um quarto mandato.

O resultado representa um sucesso impressionante para o estilo de campanha radical insurgente dos Verdes em Brisbane. Em Ryan, Elizabeth Watson-Brown ficou em segundo lugar na votação primária com 31,6%, derrotando o deputado liberal de um mandato Julian Simmonds graças às preferências trabalhistas.

Em Griffith, Max Chandler-Mather entrou em cena, ganhando um balanço de 12,5% e ficando em primeiro lugar na votação primária com 36,2%.

O assento de Brisbane continua sendo uma disputa acirrada entre os Verdes e os Trabalhadores, mas com os Verdes na frente nas últimas contagens.

A ascensão dos independentes “teal” também correspondeu à especulação da mídia. Fazendo campanha por uma ação climática mais forte, um foco na igualdade de gênero e a introdução de uma comissão federal de integridade, estes candidatos desalojaram cinco deputados liberais – o mais significativo é a perda do ex-tesoureiro Josh Frydenberg para Monique Ryan em Kooyong.

Os independentes “teal” se posicionaram principalmente como “responsáveis” em questões econômicas, o que significa que aceitam o consenso neoliberal bipartidário – a própria causa da crise social e ecológica que destrói este país. Entretanto, seu surgimento é um momento importante porque reflete um entendimento de que a crise climática é real.

Diante dos cataclismos e inundações, vimos as tentativas cada vez mais frenéticas da Coalizão e da mídia Murdoch de retardar a ação climática, através de uma combinação de negação e insistência de que o resto do mundo pode agir, mas a Austrália deveria obter um “passe livre”.

Aquele opção perdeu como alternativa.

Da mesma forma, a tentativa de distrair as pessoas, fazendo com que o preconceito contra os transgêneros também caia nas rochas.

O expoente liberal sênior Simon Birmingham admitiu o mesmo no ABC’s Insiders, admitindo que gênero, diversidade e mudança climática foram fatores na derrota da Coligação.

A arrogância dos Trabalhadores também teve sua origem, quando a ex Premier Kristina Keneally, que foi de pára-quedas para a antiga sede segura da Fowler no sudoeste de Sydney, perdeu para a autônoma e vice-prefeita de Fairfield Dai Le.

Apesar do recente surgimento do “movimento de liberdade” de direita em resposta às restrições da COVID-19 e aos mandatos de vacinação, não houve nenhum avanço para os partidos de extrema-direita.

O partido Uma Nação só aumentou seu voto primário em 1,9% a 5% com sua líder Pauline Hanson lutando pela legalização da Cannabis para a última posição no Senado de Queensland. O Partido da Austrália Unidos marcou apenas 4,3% apesar de mais de 100 milhões de dólares terem sido investidos por seu bilionário apoiador Clive Palmer e sua tentativa de mobilizar o apoio do movimento contra os mandatos de vacinação COVID-19 e os bloqueios.

O punhado de candidatos socialistas em todo o país registrou um modesto aumento em seus votos. No Wills, Sue Bolton da Aliança Socialista (3,78%) e a Emma Black da Victorian Socialist (3,31%) receberam um voto combinado de mais de 7%.

Também em Melbourne, Jerome Small em Calwell e Catherine Robertson em Fraser (socialistas vitorianos) obtiveram 4,91% e 5,42%, respectivamente.

A mulher Kuku Yalanji Pat O’Shane, candidata pela Aliança Socialista no extremo norte de Queensland, em Leichhardt, ganhou 4,3%.

Embora nenhuma destas taxas seja muito mencionada na mídia corporativa, indica uma pequena mas crescente vontade por políticas anticapitalistas.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão