Luciana Genro e Fernanda Melchionna se unem à luta de estudantes da Unisinos
Universidade gaúcha anunciou o encerramento de 12 cursos de pós-graduação, causando surpresa nos corpos docente e discente
A deputada estadual Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna, ambas do PSOL-RS, reuniram-se com uma representante dos estudantes de pós-graduação da Unisinos na segunda-feira (25). Na semana passada, a universidade anunciou o encerramento de 12 cursos, surpreendendo professores e alunos.
Um dos programas que serão fechados é o de Comunicação Social, o único da região Sul com nota 6 pela avaliação da Capes. Conforme a doutoranda em Comunicação Bianca Rosa, questionada, a universidade justificou que o fechamento faz parte do planejamento estratégico da instituição.
“Alguns PPGs começaram a informar que não teriam processo seletivo, e então a avisar os professores, foi feito de forma muito sorrateira. Isso seguiu uma lógica muito empresarial, disseram que estão com problema de grana e resolveram focar na graduação”, relatou, acrescentando que a Capes emitiu uma nota sobre o aumento de investimentos na pós-graduação da Unisinos, além do aumento no número de bolsas em 2022.
Os pós-graduandos lutam para reverter a decisão e solicitaram apoio das parlamentares. Segundo Bianca, embora a Unisinos prometa manter os programas até 2025, para que todos os alunos concluam os cursos, a perspectiva de fechamento prejudica as aulas e pesquisas.
“Não tem como eles prometerem excelência e estrutura até o final da nossa tese, porque os professores já estão sabendo que vão ser demitidos. Isso é uma situação extremamente cruel e desumana. Para nós, é horrível fazer uma pesquisa sabendo que nossos professores já estão demitidos”, ponderou.
Algumas estratégias
A deputada Luciana Genro sugeriu que seja criada uma comissão que represente pós-graduandos de todos os cursos a serem descontinuados e solicitar uma reunião com a Reitoria.
“Vocês fazem esse pedido, criam essa organização, e nós entramos em campo pedindo para sermos recebidas junto. A mobilização de vocês é muito importante para tentar frear esse processo”, orientou.
Fernanda Melchionna destacou que a situação dos professores também é preocupante e seria interessante eles procurarem o sindicato que representa a categoria, o Sinpro, assim como se somarem à luta contra os fechamentos.