Votar em Lula para acabar com o governo Bolsonaro e eleger parlamentares socialistas do PSOL
Foto por Ricardo Stuckert

Votar em Lula para acabar com o governo Bolsonaro e eleger parlamentares socialistas do PSOL

Vamos às ruas com altivez para votar, começar um novo ciclo político no Brasil e garantir a eleição de parlamentares socialistas nas casas legislativas!

Israel Dutra e Thiago Aguiar 30 set 2022, 19:39

A eleição de domingo será histórica. Marcada pelas maiores expectativas da história recente do Brasil, os olhos do mundo recaem sobre nosso país. Após quatro anos do reacionário governo Bolsonaro, temos a chance de colocar um ponto final no pesadelo que se instalou no Palácio do Planalto. A candidatura de Lula expressa esses anseios.

Ontem, no debate da Rede Globo, tradicional fechamento da campanha presidencial, o que se verificou foi o prolongamento dessa polarização. O genocida que responde pela presidência atuou para gerar confusão e propagar suas fake news, última cartada para evitar a derrota que se anuncia em primeiro ou em segundo turno. Lula esteve melhor do que no primeiro debate, no começo da campanha: denunciou as mentiras e a corrupção do governo Bolsonaro, bem como se comprometeu a levar adiante a investigação sobre as falcatruas do clã bolsonarista. Além disso, notou-se a presença de “padre” Kelmon, um evidente laranja de Bolsonaro no debate. Quem assistiu à polarização teve certeza de que não existe espaço para discursos como o de Ciro Gomes, que prestou um desserviço à luta democrática, atuando para confundir-se com posições da direita.

As últimas pesquisas indicam que o cenário de domingo está aberto a respeito da possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno. Para o Datafolha, Lula teria 50% dos votos válidos, índice que impede antever qual será o desenlace. A vitória – possível, ainda que difícil, segundo as pesquisas de opinião mais sérias, de institutos como IPEC e Datafolha – seria um importante freio contra o golpismo. Por isso, o golpismo bolsonarista voltou a mirar o TSE e atua com táticas como a intimidação, a violência política e as fake news: o PL, partido do de Bolsonaro, divulgou um relatório questionando novamente as urnas eletrônicas e ameaçando subir a escalada de violência.

Tudo isso reforça a importância de virar votos de indecisos, de quem não pretendia votar e mesmo de quem ainda pensa em Ciro ou Simone. Estivemos nas últimas semanas dedicados a falar com milhões de pessoas, buscando convencê-las da necessidade de derrotar Bolsonaro e defender um projeto independente com nossos tribunos e tribunas do povo. Às vésperas da votação, é hora de um esforço final para garantir a vitória de Lula no primeiro turno. Vamos às ruas com altivez para votar, começar um novo ciclo político no Brasil e garantir a eleição de parlamentares socialistas nas casas legislativas!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi