Votar em Lula para acabar com o governo Bolsonaro e eleger parlamentares socialistas do PSOL
Vamos às ruas com altivez para votar, começar um novo ciclo político no Brasil e garantir a eleição de parlamentares socialistas nas casas legislativas!
A eleição de domingo será histórica. Marcada pelas maiores expectativas da história recente do Brasil, os olhos do mundo recaem sobre nosso país. Após quatro anos do reacionário governo Bolsonaro, temos a chance de colocar um ponto final no pesadelo que se instalou no Palácio do Planalto. A candidatura de Lula expressa esses anseios.
Ontem, no debate da Rede Globo, tradicional fechamento da campanha presidencial, o que se verificou foi o prolongamento dessa polarização. O genocida que responde pela presidência atuou para gerar confusão e propagar suas fake news, última cartada para evitar a derrota que se anuncia em primeiro ou em segundo turno. Lula esteve melhor do que no primeiro debate, no começo da campanha: denunciou as mentiras e a corrupção do governo Bolsonaro, bem como se comprometeu a levar adiante a investigação sobre as falcatruas do clã bolsonarista. Além disso, notou-se a presença de “padre” Kelmon, um evidente laranja de Bolsonaro no debate. Quem assistiu à polarização teve certeza de que não existe espaço para discursos como o de Ciro Gomes, que prestou um desserviço à luta democrática, atuando para confundir-se com posições da direita.
As últimas pesquisas indicam que o cenário de domingo está aberto a respeito da possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno. Para o Datafolha, Lula teria 50% dos votos válidos, índice que impede antever qual será o desenlace. A vitória – possível, ainda que difícil, segundo as pesquisas de opinião mais sérias, de institutos como IPEC e Datafolha – seria um importante freio contra o golpismo. Por isso, o golpismo bolsonarista voltou a mirar o TSE e atua com táticas como a intimidação, a violência política e as fake news: o PL, partido do de Bolsonaro, divulgou um relatório questionando novamente as urnas eletrônicas e ameaçando subir a escalada de violência.
Tudo isso reforça a importância de virar votos de indecisos, de quem não pretendia votar e mesmo de quem ainda pensa em Ciro ou Simone. Estivemos nas últimas semanas dedicados a falar com milhões de pessoas, buscando convencê-las da necessidade de derrotar Bolsonaro e defender um projeto independente com nossos tribunos e tribunas do povo. Às vésperas da votação, é hora de um esforço final para garantir a vitória de Lula no primeiro turno. Vamos às ruas com altivez para votar, começar um novo ciclo político no Brasil e garantir a eleição de parlamentares socialistas nas casas legislativas!