Pedido de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli tem quase 300 mil assinaturas
Deputada Sâmia Bomfim, autora da iniciativa, diz que não dá para naturalizar os crimes cometidos
Já passam de 289 mil o número de assinaturas em uma petição online pela cassação do mandato da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL). A iniciativa da líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Sâmia Bomfim, foi posta em curso logo após a bancada do partido protocolar o pedido de cassação, por quebra de decoro, junto ao Conselho de Ética da Casa.
“Carla Zambelli é uma criminosa e precisa ser responsabilizada pelos seus atos. Nenhuma pessoa pode pegar uma arma e colocar dezenas de outras pessoas em risco de morte, sobretudo uma deputada que deveria dar o exemplo. Pior, ela fez isso para tumultuar um processo eleitoral, criar pânico e gerar medo, que é o modus operandi do bolsonarismo. O mandato dela deve ser cassado para que essa postura não seja naturalizada, isso não pode fazer parte da vida política brasileira”, destaca Sâmia.
Em 29 de outubro, na véspera das eleições de segundo turno, Zambelli foi flagrada perseguindo com arma em punho um homem negro, Luan Araújo, que gritava por socorro em um bairro nobre de São Paulo. Apesar de tentar justificar sua atitude criminosa como “legítima defesa”, após ter sido empurrada e agredida verbalmente pelo rapaz, vídeos que registraram os fatos a desmentiram.
A representação do PSOL, acompanhada de imagens do ocorrido, afirma que Zambelli “deu causa à confusão”:
“Note-se que em momento algum a vítima cometeu qualquer ato de violência para justificar tal conduta da Representada e seus assessores, sendo que todos os vídeos indicados apontam a violência desmedida e desproporcional tomada pela deputada em decorrência de divergências políticas”, diz trecho da petição. “É importante destacar que, ainda que tenha se sentido pessoalmente ofendida pelas falas da vítima, a Representada e seus assessores não poderiam ter agido do modo que agiram, colocando em risco a segurança da vítima e de todos os cidadãos de uma região movimentada da cidade de São Paulo”
Segundo o partido, a deputada “rompe o dever de cidadania, da dignidade da pessoa humana” e “age contra o dever de promoção do bem de todos, fomentando sua linha política de ódio e na perseguição daqueles que rechaçam o bolsonarismo”.
Para assinar a petição exigindo a cassação de Carla Zambelli, clique aqui.