Líder indígena Eduardo Mendúa é assassinado no Equador
Toda solidariedade à CONAIE e às organizações indígenas do Equador frente ao assassinato da liderança Kofán.
Segundo informações da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), o líder Eduardo Mendúa, da nacionalidade Kofán de Sucumbíos, foi executado no último domingo (26/02) por homens encapuzados em sua casa. Mendúa era secretário de relações internacionais da CONAIE e foi executado por sua luta contra o extrativismo predatório na Amazônia equatoriana.
O presidente da CONAIE, Leonidas Iza, declarou: “Coisa terrível de acontecer depois do conselho ampliado do CONAIE”. O Estado, o governo e as empresas petrolíferas devem ser responsabilizados por este crime.” O companheiro Mendúa é mais uma liderança indígena assassinada por lutar pelo direito à terra e por dignidade para os povos indígenas na Amazônia.
As reações hipócritas do atual governo do país, expressas pelo presidente Guillermo Lasso e pelo ministro do Interior Juan Zapata, não respondem aos anseios do movimento indígena do país, que exige justiça para Mendúa e punição exemplar para os assassinos e para os mandantes do crime.
Desde o Brasil, nos solidarizamos com os companheiros e companheiras da CONAIE e compartilhamos sua indignação perante mais uma execução de liderança indígena no Equador.