Julgamento sobre marco temporal será retomado hoje
Marco Temporal

Julgamento sobre marco temporal será retomado hoje

Placar do STF está em 4 a 2 contra a nova regra para demarcações

Redação da Revista Movimento 20 set 2023, 11:00

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam nesta quarta-feira (20) o julgamento sobre a constitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. A última sessão em que o caso foi discutido ocorreu em 31 de agosto. Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso proferiu o quarto voto contrário à tese. 

O placar está em 4 a 2. Além de Barroso, os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin se manifestaram contra o marco temporal. Nunes Marques e André Mendonça foram favoráveis. 

Apesar de votar contra o limite temporal, Moraes sugeriu a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de “boa-fé”. É um pensamento perigoso, já que abre espaço para que o país tenha de pagar a grileiros por supostas benfeitorias em áreas invadidas. Para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a ideia é “desastrosa” e pode inviabilizar as demarcações; e na avaliação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a possibilidade de indenização ou compensação de território vai aumentar os conflitos no campo.

O que é?

Defendida por latifundiários e grileiros, a proposta do marco temporal estabelece que os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. O processo que motivou a discussão trata da disputa pela posse da Terra Indígena (TI) Ibirama, em Santa Catarina. A área é habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani, e a posse de parte da terra é questionada pela procuradoria do estado.

No Legislativo, o projeto que institui o marco para demarcação já foi aprovado na Câmara e avança no Senado. O relator da proposta, senador Marcos Rogério (PL-RO), quer pautar a votação do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) também para a sessão de hoje.

Na avaliação da defensora pública da União Daniele Osório, a tese do marco temporal “despreza a história do Brasil”.

“E despreza a própria realidade, porque nós sabemos que os indígenas foram expulsos dos territórios”, diz. “A Defensoria Pública da União não tem dúvidas de que o projeto de lei é inconstitucional por vários motivos. Primeiro porque traz esse argumento do marco temporal que é completamente divorciado da Constituição Federal. Segundo porque ele não atende os tratados internacionais que o Brasil firmou no plano internacional e terceiro porque todo o trâmite do projeto não atendeu e não ouviu os povos indígenas”, finaliza.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 15 jun 2025

Extrema direita: conhecer, estudar, para melhor combater

Sobre "A Ascensão da Extrema Direita e o Freio de Emergência", novo livro de Roberto Robaina
Extrema direita: conhecer, estudar, para melhor combater
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza