RS: Luciana Genro solicita audiência pública sobre a situação dos animais resgatados
Atualmente cerca de 15 mil cães e gatos vivem em abrigos em todo o Estado sob cuidados de voluntários
Foto: Ascom Luciana Genro
A tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul deixou um rastro de destruição que afetou centenas de milhares de pessoas. Os animais também foram vítimas desse desastre, e atualmente cerca de 15 mil deles vivem em abrigos em todo o estado após serem resgatados das enchentes. As pessoas que trabalham nestes locais, seja de forma voluntária ou remunerada, têm procurado a deputada Luciana Genro (PSOL) com demandas, denúncias e problemas que ocorrem nos abrigos. Por isso, a parlamentar está propondo a realização de uma audiência pública sobre o tema.
O governo do estado anunciou um plano para promover a adoção dos animais, propondo o pagamento de R$ 450 por animal resgatado da enchente que seja adotado, e cada pessoa poderá adotar até dois animais. Serão duas parcelas de R$ 225, uma na adoção do pet e outra após três meses, mediante um acompanhamento para garantir o bem-estar do animal adotado, feito pelas prefeituras. A medida vem causando revolta de protetores de animais, que demonstram preocupação com possíveis abandonos dos bichinhos após o recebimento do dinheiro.
“A questão dos animais é grave e precisa de soluções sérias, que sejam tomadas juntamente com pessoas comprometidas com essa causa. É claro que incentivamos a adoção, mas o anúncio do governo vem causando preocupação por parte dos protetores e protetoras. Precisamos ouvi-los e pensar em caminhos que sejam mais benéficos para os animais”, aponta Luciana Genro.
A deputada demonstra preocupação também com a falta de estrutura das prefeituras para acompanhar cada animal adotado e conseguir garantir o seu bem-estar.
O requerimento de audiência pública será votado nesta quarta-feira (26) na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. O objetivo é convidar as prefeituras de Porto Alegre e Canoas, as duas cidades que abrigam o maior número de animais, o governo do estado, ONGs de proteção animal, veterinários, voluntários e trabalhadores de abrigos.
Luciana Genro também lançou um site voltado para os abrigos e ONGs, onde é possível se cadastrar e pedir ajuda com materiais, produtos e medicamentos. Voluntários que queiram ajudar ou fazer doações também podem preencher seus dados e, assim, será possível colocar em contato quem precisa de ajuda e quem quer ajudar. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com protetoras da causa animal. Acesse e conheça: https://www.abrigopetrs.com.br/.