Violência contra a mulher cresce em todas as modalidades
violência-contra-a-mulher

Violência contra a mulher cresce em todas as modalidades

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, entre 2011 e 2023 o número de estupros teve alta de 91,5%. Casos de violência doméstica aumentaram quase 10% só no ano passado

Tatiana Py Dutra 19 jul 2024, 14:55

Foto: Divulgação

Divulgado nesta quinta-feira (18), a 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública trouxe alguns dados positivos. É o caso da queda de 3,4% no número de mortes violentas em 2023 em relação ao ano anterior. No entanto, no recorte de gênero, as notícias são preocupantes. As estatísticas mostram alta na violência contra a mulher em todas as modalidades.

Houve 258.941 registros de agressões decorrentes de violência doméstica no ano passado, um crescimento de 9,8% em relação a 2022. As tentativas de homicídio chegaram a 8.372 casos (+9,2%)  e as tentativas de feminicídio foram 2.797 (+7,1%). Já o número de medidas protetivas solicitadas foram quase um terço a mais em comparação ao período anterior: um acréscimo de 26,7%

Os feminicídios aceleraram um pouco menos. Foram registradas 1.467 mortes (+0,8). As mulheres negras seguem sendo maioria entre as vítimas (63,6%). Conforme o perfil, 71,1% delas tinham entre 18 e 44 anos, e 64,3% foram mortas dentro de casa. Em 90% dos casos, o assassino era homem – e em 63% deles, era um parceiro íntimo.

O estudo aponta ainda que entre 2011 e 2023 o número de estupros teve alta de 91,5%. Só no ano passado, houve 83.988 casos, num avanço de 6,5% em relação a 2022. Isso equivale a um  estupro a cada 6 minutos. A maioria (76%) das vítimas é considerada “vulnerável” (menores de 14 anos).

Violência não é piada

A divulgação do anuário ocorreu um dia após um infeliz episódio em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma piada sobre violência doméstica em um evento com empresários do ramo alimentício no Palácio do Planalto. Na tentativa de elogiar a presença feminina na atividade, ele declarou:

“Hoje eu fiquei sabendo uma notícia triste. Tem pesquisa, [Fernando] Haddad [ministro da Fazenda], que mostra que depois de um jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corintiano, tudo bem, como eu. Mas eu não fico nervoso quando perde, eu lamento profundamente”, disse o petista.

Em nota, o Palácio do Planalto, o governo afirmou que “em nenhum momento o presidente Lula endossa ou endossou” a violência contra as mulheres. Ainda assim, o comentário foi repudiado por entidades de defesa da mulher. A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), autora do livro “Tudo isso é feminismo?”, qualificou como uma “‘piada’ lamentável” e acrescentou que violência de gênero é “gravíssima e não pode ser naturalizada”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi