Colômbia pede “contagem de votos e verificação” das eleições venezuelanas
canciller_de_colombi

Colômbia pede “contagem de votos e verificação” das eleições venezuelanas

Representante do governo de Gustavo Petro cobra transparência na apuração das eleições que deram vitória a Nicolás Maduro

Aporrea.org 29 jul 2024, 14:16

Foto: Aporrea/Reprodução

Via Aporrea

Na madrugada de segunda-feira (29), o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo (foto), fez uma declaração sobre a questionada reeleição de Nicolás Maduro, no que seria seu terceiro mandato na presidência da Venezuela.

“Depois de manter contato permanente com todos os atores políticos envolvidos nas eleições presidenciais que ocorreram na República Bolivariana da Venezuela e de conhecer os resultados preliminares comunicados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), consideramos fundamental que as vozes de todos os setores sejam ouvidas”, escreveu o ministro em sua conta no X.

Conforme o chanceler, a comunidade internacional e o povo venezuelano esperam que prevaleçam a transparência e as garantias eleitorais para todos os setores.

“É importante esclarecer quaisquer dúvidas sobre os resultados. Isso implica que os observadores e observadores internacionais apresentem suas conclusões sobre o processo”, disse Murillo. “Solicitamos que uma contagem, verificação e auditoria independente dos votos seja realizada o mais rápido possível. Os resultados eleitorais de um dia tão importante devem ter toda a credibilidade e legitimidade possíveis para o bem da região e, acima de tudo, para o povo venezuelano”, pontuou.

Vale ressaltar que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou o atual presidente Nicolás Maduro como vencedor das eleições presidenciais, com 51,20% dos votos, contra 44,2% do candidato da oposição Edmundo González Urrutia.

Com 80% das seções eleitorais apuradas, o CNE declarou que Nicolás Maduro obteve 5.150.092 votos, enquanto González recebeu 4.445.978, o equivalente a 44,2% dos votos.

Por sua vez, a opositora María Corina Machado reivindicou a vitória de González e disse que o candidato da oposição obteve 70% dos votos no dia.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores