Luciana Genro fará audiência pública sobre projeto de cotas para pessoas trans em universidade
Deputada estadual dialoga com coordenação da UERGS em busca de criação de políticas afirmativas
Foto: Ascom Luciana Genro
Autora do projeto de lei que busca garantir ações afirmativas para pessoas transexuais na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Luciana Genro (PSOL) se reuniu com representantes da coordenação da universidade para tratar da proposta. A pró-reitora de Ensino, Percila Almeida, e a coordenadora de Qualificação Acadêmica, Rita Basso, relataram que a universidade tem a intenção de promover uma ampla revisão no sistema de ações afirmativas.
“O meu projeto de lei busca suprir uma necessidade histórica das pessoas transexuais de terem mais oportunidades de estudo, o que lhes é constantemente negado em uma sociedade transfóbica. O diálogo com a universidade é fundamental para promovermos essa mudança da melhor forma possível”, avaliou Luciana Genro.
O PL atualmente tramita na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, onde a parecerista é a deputada Laura Sito. Atualmente, a UERGS tem apenas cotas voltadas para pessoas negras e indígenas hipossuficientes, o que as gestoras avaliam que não contempla todos os grupos que devem ser alvo das ações afirmativas.
“A UERGS tem um perfil de acolher quem não tinha direito ou acesso ao ensino superior. Então as ações afirmativas são fundamentais”, colocou Percila.
Elas também apontaram a necessidade de se criar políticas de permanência destes estudantes. Um diálogo amplo será realizado dentro da universidade durante o ano de 2025 e, neste sentido, Luciana Genro pretende promover uma audiência pública sobre seu projeto em consonância com os planos da UERGS.