STF suspende Lei de MT que ataca a ‘Moratória da Soja’
Soja crescendo num campo em Lincoln, Nebraska, uma das muitas culturas cujo conteúdo de nutrientes está mudando como resultado do aumento dos níveis de dióxido de carbono. Geoff Johnson / POLITICO.

STF suspende Lei de MT que ataca a ‘Moratória da Soja’

Acatando ADI assinada pelo PSOL, ministro Flávio Dino considerou inconstitucional a norma estadual que tenta prejudicar empresas comprometidas com a preservação ambiental e a redução do desmatamento

Redação da Revista Movimento 8 jan 2025, 10:12

Foto: Geoff Johnson

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida por PSOL, Rede, PCdoB e PV e suspendeu uma lei do estado de Mato Grosso (MT). A legislação estadual tentava inviabilizar os acordos conhecidos como “Moratória da Soja”, que incentivam empresas a não adquirirem soja proveniente de áreas desmatadas, especialmente na Amazônia.

A lei impunha restrições à concessão de benefícios fiscais e de terrenos públicos para empresas que participam desses acordos, os quais limitam a expansão da agropecuária em regiões não protegidas por leis ambientais. Os partidos que protocolaram a ação consideraram que a norma buscava retaliar as empresas que se comprometem com práticas comerciais sustentáveis e com a preservação ambiental.

Os acordos, como a “Moratória da Soja”, visam otimizar o uso da terra, aumentar a produtividade agrícola e combater a expansão descontrolada da agricultura em áreas de vegetação nativa, além de promover a preservação ambiental e cumprir a função social da propriedade.

Em sua decisão, Flávio Dino ressaltou que a medida prejudica as empresas que, de forma voluntária, optam por fornecedores que aderem a práticas sustentáveis. A decisão, que ainda será analisada pelo plenário do STF, solicitou informações ao presidente da Assembleia Legislativa e ao governador de Mato Grosso, com um prazo de 30 dias. O processo será então encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) para manifestação em 15 dias.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi