STF suspende Lei de MT que ataca a ‘Moratória da Soja’
Soja crescendo num campo em Lincoln, Nebraska, uma das muitas culturas cujo conteúdo de nutrientes está mudando como resultado do aumento dos níveis de dióxido de carbono. Geoff Johnson / POLITICO.

STF suspende Lei de MT que ataca a ‘Moratória da Soja’

Acatando ADI assinada pelo PSOL, ministro Flávio Dino considerou inconstitucional a norma estadual que tenta prejudicar empresas comprometidas com a preservação ambiental e a redução do desmatamento

Foto: Geoff Johnson

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida por PSOL, Rede, PCdoB e PV e suspendeu uma lei do estado de Mato Grosso (MT). A legislação estadual tentava inviabilizar os acordos conhecidos como “Moratória da Soja”, que incentivam empresas a não adquirirem soja proveniente de áreas desmatadas, especialmente na Amazônia.

A lei impunha restrições à concessão de benefícios fiscais e de terrenos públicos para empresas que participam desses acordos, os quais limitam a expansão da agropecuária em regiões não protegidas por leis ambientais. Os partidos que protocolaram a ação consideraram que a norma buscava retaliar as empresas que se comprometem com práticas comerciais sustentáveis e com a preservação ambiental.

Os acordos, como a “Moratória da Soja”, visam otimizar o uso da terra, aumentar a produtividade agrícola e combater a expansão descontrolada da agricultura em áreas de vegetação nativa, além de promover a preservação ambiental e cumprir a função social da propriedade.

Em sua decisão, Flávio Dino ressaltou que a medida prejudica as empresas que, de forma voluntária, optam por fornecedores que aderem a práticas sustentáveis. A decisão, que ainda será analisada pelo plenário do STF, solicitou informações ao presidente da Assembleia Legislativa e ao governador de Mato Grosso, com um prazo de 30 dias. O processo será então encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) para manifestação em 15 dias.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 10 maio 2026

Duas táticas para enfrentar a extrema direita

É preciso apoiar-se nos setores mais dinâmicos, nas bandeiras programáticas, nas lutas em curso e na força das mulheres para conquistar maioria social, buscando uma inflexão na relação de forças e ampliando o espaço para esquerda que luta
Duas táticas para enfrentar a extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores