Mobilização barra estadualização da saúde em Porto Alegre
HPS.pg

Mobilização barra estadualização da saúde em Porto Alegre

Pressão de sindicatos, conselhos e do mandato de Luciana Genro leva governo a recuar de proposta sem diálogo; gestão seguirá com o município

Mandato Luciana Genro 12 maio 2025, 09:34

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A mobilização puxada por sindicatos, conselhos de saúde, juntamente com o mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) surtiu efeito: a proposta de estadualização dos serviços de saúde de média e alta complexidade em Porto Alegre foi retirada de pauta. Após semanas de impasse e falta de acordo entre Prefeitura e Estado, a gestão seguirá sob responsabilidade do município.

“Uma vitória para quem defende o SUS público, universal e de gestão democrática. A mobilização foi decisiva para barrar uma proposta que poderia aprofundar a lógica de privatização e precarização do SUS na capital. Não aceitaremos retrocessos impostos de cima para baixo, sem diálogo com os territórios e com quem conhece a realidade da linha de frente”, afirmou a deputada.

Luciana Genro havia convocado uma audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa justamente para debater os impactos da proposta, que foi divulgada sem diálogo com os trabalhadores e a população. Com o recuo oficializado pelas autoridades nesta quarta-feira (8/5), a audiência foi cancelada.

Segundo noticiado, o impasse ocorreu porque a prefeitura só aceitava a estadualização mediante a transferência total da gestão dos serviços de média e alta complexidade, o que incluía exames, consultas especializadas e pronto atendimentos. O governo do Estado, por sua vez, queria assumir apenas os hospitais municipais, como o HPS e o Presidente Vargas, além de ampliar a contratação de leitos da rede filantrópica. A falta de consenso inviabilizou o plano.

Atualmente, a capital tem uma taxa de 98% de ocupação dos leitos SUS. Esse dado escancara a urgência de soluções que valorizem o serviço público e os profissionais que o sustentam. Para a parlamentar, qualquer proposta de reestruturação precisa vir acompanhada de diálogo, transparência e investimento, e jamais pode representar ameaça aos vínculos dos trabalhadores nem à autonomia na gestão da saúde pública.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores