PSOL entra na Justiça para derrubar lei que tenta censurar debates sobre diversidade nas escolas no Espírito Santo
IMG_20250728_152212

PSOL entra na Justiça para derrubar lei que tenta censurar debates sobre diversidade nas escolas no Espírito Santo

Partido afirma que a nova norma aprovada pela Assembleia Legislativa é inconstitucional e ameaça a liberdade de ensinar e aprender no estado

Redação da Revista Movimento 27 jul 2025, 15:24

Foto: Deputada estadual Camila Valadão, do PSOL-ES. (Reprodução)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Espírito Santo entrou na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a nova Lei Estadual 12.479/2025, sancionada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), que restringe o debate sobre igualdade de gênero e diversidade nas escolas do estado.

A proposta de lei foi aprovada no mês passado, com voto contrário da deputada do PSOL, Camila Valadão, e virou lei no último dia 21 de julho, depois que o governador deixou passar o prazo de sanção ou veto, o que permitiu que o presidente da Ales promulgasse o texto.

Para a presidente do partido no Espírito Santo, Ane Halama, a nova legislação é inconstitucional, além de um ataque direto à educação e aos direitos fundamentais. “Esse tipo de projeto quer calar professoras e professores, criminalizar o debate e apagar o direito a uma educação crítica, plural e cidadã. Estamos tomando todas as medidas para impedir esse retrocesso”, afirma.

A lei determina que as escolas devem informar previamente aos pais e responsáveis sobre qualquer atividade pedagógica que trate de identidade de gênero, orientação sexual ou diversidade.

Para a deputada estadual Camila Valadão (PSOL), isso significa censura e discriminação institucionalizada. “O projeto cria um ambiente de medo nas escolas e prejudica justamente os conteúdos que promovem o respeito, a igualdade e a cidadania. É uma ameaça à liberdade de ensinar e aprender garantida pela Constituição”, diz.

A deputada lembra ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou sobre a inconstitucionalidade de leis que proíbem a “ideologia de gênero” nas escolas, reconhecendo que esse tipo de censura fere princípios constitucionais, como a liberdade de expressão e o direito à educação. “A Constituição protege o direito de crianças e adolescentes ao conhecimento e à formação cidadã. Não é papel do Estado reforçar preconceitos, mas sim garantir uma educação baseada nos direitos humanos e na diversidade”, defende.

Ela explica ainda que a lei aprovada extrapola a garantia dos pais de educar seus filhos conforme suas convicções e impede o acesso dos educandos à informação e ao conhecimento sobre diversidade de gênero. “A lei promove a discriminação, a exclusão e o prejuízo ao desenvolvimento integral das crianças, por isso deve ser considerada inconstitucional. Além disso, deputado estadual não pode legislar sobre o conteúdo do currículo escolar.”

Além do risco à liberdade de cátedra, ou seja, o direito que professoras e professores têm de ensinar com autonomia, a nova lei pode aumentar a exclusão, a violência contra alunos LGBTQIAPN+ e também contra as mulheres. “Vamos à Justiça porque essa lei é inconstitucional e retrógrada. O Espírito Santo não pode andar para trás em direitos”, finaliza a deputada.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 25 jul 2025

5 notas sobre uma semana decisiva

A temperatura política e social do país sobe conforme se aproxima a data anunciada para entrada em vigor do tarifaço que Trump quer impor contra o Brasil
5 notas sobre uma semana decisiva
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores