Na Itália, milhares saem às ruas em greve nacional em defesa do povo palestino

Na Itália, milhares saem às ruas em greve nacional em defesa do povo palestino

Greve nacional na Itália em defesa do povo palestino e solidariedade à Global Sumud Flotilla reúne milhares em 65 cidades do país

Redação da Revista Movimento 23 set 2025, 11:19

Ontem (22) irrompeu uma greve nacional na Itália, registrando-se manifestações e bloqueios portuários e rodoviários em cidades como: Milão, Roma, Nápoles, Bolonha, Gênova, Livorno, Marghera, entre outras 65 cidades segundo os organizadores. A União Sindical pela Base (USB), uma das organizadoras dos atos e bloqueios, declarou que a greve se tratava de um aviso ao governo de extrema-direita de Meloni, cúmplice do genocídio em Gaza, e uma demonstração de solidariedade à Sumud Global Flotilla.

Em Milão, no norte do país, os manifestantes se enfrentaram contra a polícia na Centrale, principal estação de trem da cidade, deixando 60 pessoas feridas. Já em Roma, a manifestação reuniu mais de 50 mil pessoas. Houveram bloqueios nas estações de trem e rodovias, como em Nápoles e Bolonha, respectivamente.

A greve nacional na Itália acontece depois de Austrália, Reino Unido, Canadá, Portugal e, ontem, França terem reconhecido o Estado da Palestina, às vésperas da Assembleia Geral da ONU. A Itália de Meloni, no entanto, mantém sua aliança com o Estado de Israel, responsável pela morte de pelo menos 65 mil palestinos. A greve nacional de ontem também é uma exigência para que o governo italiano rompa as relações diplomáticas e comerciais com o Estado genocida de Israel.

Nos próximos dias, os olhos do mundo estarão sobre Gaza e a Global Sumud Flotilla – que busca romper o cerco sionista para levar ajuda humanitária aos palestinos. Todas as iniciativas de solidariedade internacional terão papel fundamental para colocar um fim no genocídio, na limpeza étnica, impulsionadas pelo Estado de Israel. Palestina livre!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores