Se toca um, toca todos – O Brasil deve proteger seus cidadãos na Flotilha

Se toca um, toca todos – O Brasil deve proteger seus cidadãos na Flotilha

Os olhos do mundo estão em Gaza; os olhos do Brasil sobre a Flotilla, cuja delegação brasileira enfrenta agora os maiores riscos ao chegar na zona vermelha a 150 milhas de Gaza

Israel Dutra 30 set 2025, 18:20

As próximas 24 horas serão decisivas. Enquanto o genocídio do povo palestino segue gerando indignação por todo planeta, a Global Sumud Flotilha, maior iniciativa humanitária construída nesses termos, avança rumo às águas de Gaza.

Depois de passar por todo tipo de sabotagem, acosso internacional e agressões motivadas por drones, saindo de Barcelona, passando por Túnez, chegando à Grécia para navegar rumo à etapa final, a Flotilha já é um fato mundial.

Liderada por Greta Thumberg, Thiago Ávila e outros ativistas palestinos, a Flotilha leva alimentos, remédios e outros itens de ajuda humanitária com o nítido intuito de romper o cerco do sionismo.

O Brasil conta com 16 ativistas a bordo. Temos deputados e senadores da Europa e América Latina, como Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda português e Celeste Fierro do MST da Argentina. Dentre os brasileiros, além dos três camaradas do MES, Mariana Conti (Vereadora de Campinas pelo PSOL-SP), Gabi Tolloti (Presidente do PSOL RS) e Nico Calabrese (Coordenador da Rede Emancipa e tripulante), temos figuras como Luzianne Lins (Deputada Federal pelo PT-CE), Mohamed Kadri(dirigente do Fórum Palestino), Bruno Gilga e Magno Carvalho (do Sintusp), além de ativistas e militantes.

O Estado Sionista de Israel promete interceptar nos próximos dias e horas a flotilha, acusando-a de terrorismo e usando todos os meios de tortura psicológica e ameaças. Quer impedir que a indignação diante do maior genocídio do século XXI possa transbordar em solidariedade e apoio internacional.

As manifestações que percorrem o mundo dobraram governos e fizeram valer: a Espanha se levantou e levou Sanchez a enviar o barco Furor e anunciar vários embargos comerciais em relação ao Estado de Israel; a greve geral política por Gaza paralisou a Itália e obrigou o governo de extrema direita a mandar também um navio até a costa grega. Outros países como Turquia e Grécia também se tensionam para fazer o mesmo. O mundo está com todos os olhos em Gaza.

A assembleia da ONU foi uma ilustração desse momento de tensão política. A fala de Lula foi um exemplo de crítica à Trump, resgatando a denúncia do genocídio transmitido ao vivo; a retirada de delegados dos países em protesto à fala de Netanyahu e por fim, a heroica intervenção de Petro que defendeu que o mundo precisa parar o genocídio, inclusive convocando a necessidade de um exército voluntário para combater em defesa da Palestina. Por conta dessa declaração e por participar em seguida da manifestação em defesa de Gaza, Petro teve seu visto retido, sendo proibido de voltar aos Estados Unidos. A ONU foi um retrato da situação mundial.

Na tarde ontem, após algumas horas de reunião, Trump e Netanyahu deram uma entrevista coletiva anunciando um “acordo” e instaram o Hamas a aceitar, sob pena de sofrer as consequências da “solução final”.

O acordo foi recebido com indignação por parte do ativismo palestino e da resistência, como a esquerda inglesa que atacou a postura de Blair cotado como responsável político pela nova fase da ocupação.

Por agora, temos que seguir mobilizados no Brasil, tomando os membros da flotilha que estão em alto risco. A escola estatal italiana e espanhol não ultrapassou a zona vermelha (a 150 milhas do destino final), pela qual as embarcações da flotilla devem passar para chegar à Gaza com a ajuda humanitária. Vamos seguir demandando do Itamaraty, com o conteúdo das notas que tanto os deputados levaram adiante, quanto a própria documento que a Global Summud Flotilha. Seguimos o exemplo dos estivadores e secundaristas italianos que já definiram- se toca a flotilha, bloqueia tudo.

O movimento estudantil está convocando vigílias e ações para o dia 2 de outubro. A frente palestina convoca grandes atos no final de semana, especialmente para o domingo, 5 de outubro.

As universidades brasileiras estão mobilizadas. Após acampamentos, foram aprovadas na Unicamp e na UFF a ruptura de relações comerciais e acadêmicas com o Estado de Israel.

Os olhos do mundo estão em Gaza. E estaremos com os olhos do Brasil sobre a Flotilha.
O Brasil deve se responsabilizar pelos seus cidadãos, garantindo a segurança, a repatriação e a integridade dos participantes.

Seguimos a luta pela Palestina livre, do Rio ao Mar, defendida e organizada pelos Palestinos!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 30 set 2025

Se toca um, toca todos – O Brasil deve proteger seus cidadãos na Flotilha

Os olhos do mundo estão em Gaza; os olhos do Brasil sobre a Flotilla, cuja delegação brasileira enfrenta agora os maiores riscos ao chegar na zona vermelha a 150 milhas de Gaza
Se toca um, toca todos – O Brasil deve proteger seus cidadãos na Flotilha
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores