50 anos do Metrô de São Paulo – em defesa do patrimônio público

Vamos comemorar os 50 anos com o que sempre fizemos de melhor: trabalhando com presteza, defendendo o transporte público e nossos direitos.

Ana Cláudia Borguin 24 abr 2018, 13:39

O Metrô de SP completa 50 anos hoje. Uma idade simbólica, porém curta pro impacto que este serviço tem na cidade de São Paulo: o Metrô de SP foi muitas vezes indicado como um dos melhores serviços públicos do Estado e hoje transporta milhões de usuários.

Mas em meio ao orgulho de ser funcionária desta companhia, esta data não deixa de acontecer no momento mais contraditório de sua história. O processo de privatização e terceirização se acelera cada dia mais – a Linha 5 Lilás passou por leilão em Janeiro e parte das bilheterias já operam hoje com terceiros.

Uma mácula triste em uma grande história. Mais do que apenas prover transporte veloz, o Metrô se destacou por sua excelência em atendimento a população, retrato este que tem se modificado dia após dia com a precarização de nossos postos de trabalho. Somos hoje um quadro de funcionários reduzido, que não consegue cumprir suas metas de atendimento humanizado e de qualidade.

Para quem não sabe, não é apenas vender bilhete e dirigir trem as funções dos metroviários. O serviço humano sempre foi um diferencial. Exemplos não faltam. O metrô é considerado o segundo lugar mais seguro para se ter uma parada cardiorrespiratória (ficando atrás apenas de hospitais) – tem todo seu quadro operacional treinado em RCP e desfribilador automático. Também temos treinamento de atendimento à Pessoa com Deficiência – fazendo com que a locomoção desta camada da população aconteça com mais segurança. Nossos conhecimentos em Primeiros Socorros já salvaram muitas vidas e a disposição de ouvir e atender já confortaram muitos usuários em momentos realmente difíceis.

Todo esse serviço, mesmo com falhas, é o verdadeiro legado da Cia. Do Metropolitano e a responsabilidade disto é da categoria Metroviária. Mesmo com a desvalorização de seu trabalho, com as agressões constantes em estações, com as tentativas de retirada de direitos e a perseguição cada vez mais constante por parte da chefia, é a categoria Metroviária aquela que mais compreende prestar um serviço como qualidade e segurança.

Mas apesar deste cenário de desmonte – semelhante a que outros serviços públicos do Estado passaram visando a privatização – é importante ressaltar a combatividade em defende o Metrô. Os Metroviários de São Paulo sempre se destacaram pelo papel de vanguarda nas lutas da classe trabalhadora. Puxaram a greve geral de 2017 e este ano obtiveram uma vitória histórica com a reintegração dos companheiros demitidos na greve de 2014.

É desta forma que devemos comemorar este dia – não com a falsidade de um Governo que se diz orgulhoso, mas que só retirar diretos, piora o serviço, aumenta o preço da passagem e quer vender o serviço público. Vamos comemorar os 50 anos com o que sempre fizemos de melhor: trabalhando com presteza, defendendo o transporte público e nossos direitos!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão