Nicarágua: 40° aniversario do triunfo da revolução sandinista

A celebração do Presidente Daniel Ortega e do seu partido lançou luz sobre o estado atual da sociedade nicaraguense

Matthias Schindler 2 ago 2019, 10:15

Durante a comemoração do aniversário, que demorou cinco horas, foram tocadas músicas principalmente animadas, cúmbia, merengue, canções históricas revolucionárias (contrariando a vontade expressa do seu compositor Carlos Mejía Godoy) e canções das campanhas eleitorais da FSLN. Muitas dessas músicas constantemente repetidas (“Daniel, Daniel, el pueblo está con él … con Daniel, con Daniel, con Daniel … adelante comandante … el gallo ennavajado …”) elogiaram Daniel Ortega como o grande líder do povo.

A parte política do evento foi aberta pela vice-presidente Rosario Murillo com a palavra de ordem repetida muitas vezes: No pudieron, ni podrán! e No podrán jamás!(“Não conseguiram, nem vão conseguir!” e “Eles nunca vão conseguir!”). Este foi um desafio claro para o movimento democrático de oposição, ameaçando que nunca conseguirá tirar Ortega e a FSLN do poder.

Depois de algumas saudações de representantes de estados amigos (Ossétia do Sul, Venezuela, Cuba), interrompidos por muita música, e depois de vários pastores protestantes e um sacerdote católico, o presidente Ortega fez a sua intervenção de somente 33 minutos, um discurso extraordinariamente curto para ele.

Embora se tenha dirigido a todos os e todas as nicaraguenses numa frase inicial e se tenha pronunciado a favor de uma coexistência pacífica de todos, não prometeu restaurar as liberdades democráticas fundamentais, nem libertar os prisioneiros políticos, nem dissolver as forças paramilitares ilegais, que lhe são completamente fiéis, e muito menos investigar quem são os responsáveis pelos mais de 300 mortos do ano passado.

Mais uma vez, alegou que a revolta pacífica de abril de 2018 foi uma tentativa de golpe de estado, desenhada e organizada pelos EUA. Reclamou das sanções internacionais e denunciou os oposicionistas que exigem sanções como traidores. Na realidade, eles só pedem isso porque, apesar de centenas de mortos, milhares de feridos e dezenas de milhares de refugiados, como vítimas da repressão do Estado, apegam-se a formas civis e pacíficas de resistência pelas quais pedem apoio internacional igualmente civil e pacífico.

Todo o evento foi marcado por uma propaganda emocional que deveria enfatizar a equação o povo = FSLN = governo = Ortega = poder sobre todas as instituições do estado. O que não é parte de eles é vende patria, traidor, inimigo, conspirador, golpista, terrorista.

Por isso estavam presentes na tribuna vários combatentes históricos da FSLN, comandantes guerrilheiros, os comandantes da revolução Bayardo Arce e Victor Tirado, um número de pastores protestantes e padres católicos, o comando supremo do exército, a liderança da polícia, representantes do supremo tribunal, do supremo conselho eleitoral, da procuradoria geral, ministros e ex-comandantes dos Contra. A mensagem foi clara: Quando Ortega chama, eles disponibilizam-se para ele.

Até mesmo o ultrarreacionário pregador e republicano Ralph Drollinger, que dirige círculos de estudos bíblicos nos Estados Unidos, mesmo no Congresso e até mesmo na Casa Branca, foi autorizado a entregar uma mensagem de saudação. Aparentemente, Ortega está a tentar manter um canal de comunicação com o governo dos EUA através do trilho “cristão”.

Mas uma coisa ficou clara: os empreendedores não haviam enviado um representante, e a conferência episcopal da Nicarágua também brilhou através da sua ausência. As suas participações públicas provavelmente tê-los-iam desacreditado demais aos olhos de grande parte da população.

Plaza de Fe Juan Pablo II estava cheia de pessoas que agitavam principalmente bandeiras da FSLN vermelhas e pretas(link is external). Milhares ainda ficaram na Avenida Bolívar. Funcionários de ministérios e outras empresas públicas tiveram que comparecer à manifestação se não quisessem perder o seu emprego. E também havia a mesada obrigatória de 200 Córdobas como incentivo adicional para participar. Mesmo quando muitos foram forçados a comparecer a esta atividade, dezenas de milhares vieram voluntariamente para celebrar o seu comandante.

Enquanto o orteguismo demonstrou a sua força de mobilização e a sua capacidade de organizar grandes encenações emocionantes, a vida normal continuou sob a ditadura. Foi até a 17 de julho que Bryan Yeraldín Murillo López, de 22 anos, foi morto pela polícia em León quando esta entrou na sua casa à noite sem um mandato, atirando contra ele, usando armas de guerra e ferindo gravemente mais dois outros membros da sua família. O pano de fundo deste crime é, obviamente, a sua participação nos protestos do ano passado. Também de outras partes do país são relatados diariamente novos ataques da polícia, às vezes mortais, a cidadãos desarmados, acusados de participar em manifestações ou até mesmo em atos criminosos.

Fonte: https://www.esquerda.net/artigo/nicaragua-40deg-aniversario-do-triunfo-da-revolucao-sandinista/62479

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão