Grécia: o ocaso da Aurora Dourada

Sobre a crise terminal do grupo neonazista grego.

Esquerda.net 2 out 2019, 13:59

Durante sete anos, a Aurora Dourada teve uma presença parlamentar significativa na Grécia. Chegou a ter cerca de meio milhão de votos, oscilou entre 17 a 21 deputados, com percentagens a rondar os sete porcento, consoante as eleições. Parecia ser uma história de sucesso para um partido de estética neo-nazi e de práticas arruaceiras.

É este sucesso que agora chega ao fim. O símbolo dessa derrota é o estado de abandono da sede de cinco andares do partido na Avenida Mesogeion, outrora um ponto de encontro de centenas de militantes da extrema-direita mais agressiva. E o facto de estar já à venda. A sua página de internet também está intermitente, tendo caído e depois sido recuperada.

A crise acentuou-se até um ponto que parece agora de não retorno. Vários quadros do partido bateram com a porta, incluindo os principais deputados. Yannis Lagos, eurodeputado, foi pelo mesmo caminho, tentando criar uma nova força mas com pouco sucesso.

A Aurora Dourada aumentou a sua força com um discurso que aproveitava a crise económica, culpava refugiados e a elite política do país. Construiu-se não só nas urnas mas também nas ruas, com violência, alegando “manter a segurança” em vários bairros e atacando os alvos habituais da extrema-direita, com projetos “sociais” de caráter xenófobo como a distribuição de comida apenas a gregos, com presença fortemente documentada nas forças policiais.

Uma ascensão que não aconteceu sem que um enorme movimento anti-fascista se tenha construído para os travar. Constituíram-se comités de bairro anti-fascistas, fizeram-se inúmeras manifestações desde as mais locais até às nacionais, agiu-se contra a normalização da presença dos neo-nazis no espaço pública, apresentaram-se insistentemente queixas judiciais sempre que havia motivos para isso.

E havia. Enquanto cresciam, os neo-nazis não deixaram de usar a violência contra os seus adversários, sobretudo contra migrantes. O caso que gerou a maior onda de indignação, e que muitos consideram como o princípio do fim da Aurora Dourada, é o do assassinato de Pavlos Fyssas, um rapper anti-fascista.

Seguiram-se mais manifestações anti-fascistas, desta vez gigantescas, e mais acusações judiciais, desta vez atingindo toda a liderança do movimento que foi acusada de organização criminosa. Até às últimas eleições legislativas, onde o resultado foi modesto, tendo perdido a representação parlamentar. As saídas e os conflitos internos têm marcado a fase final do partido. E as denúncias de ex-membros sobre o caráter abertamente neo-nazi e criminosa da estrutura dão a machada final.

Artigo originalmente publicado no Esquerda.net.

TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão