Coordenadora dos povod indígenas Panamempha se solidariza com povo equatoriano

Organização dos povos indígenas do Panamá presta solidariedade ao povo equatoriano.

A Segundoadora Nacional dos Povos Indígenas do Panamá-COONAPIP, órgão representativo de todos os povos e territórios indígenas do Panamá, expressa sua total solidariedade aos povos indígenas e à nação irmã do Equador, em face da grave crise econômica, política e social que o país vive nestes momentos.

A crise que está afetando severamente a paz social do Equador afeta muito os povos indígenas equatorianos, cujos líderes e dirigentes assumiram de maneira responsável e histórica uma luta contra as medidas econômicas adotadas pelo governo do Presidente Lenin Moreno, claramente imposta por organismos internacionais que o povo equatoriano rejeita esmagadoramente porque vão contra os interesses e os valores dessa nobre nação sul-americana.

Marcelo Guerra, Presidente da COONAPIP, sustentou a necessidade de pedir à comunidade internacional e às organizações de direitos humanos que olhem atentamente para a situação dos irmãos do Equador e ajudem a levantar suas vozes para deter o confronto que hoje continua acumulando feridos, mortos e grande número de danos materiais, com consequências imprevisíveis para o futuro e a democracia deste país.

“Lamentamos os ataques violentos, a violação dos direitos humanos e a repressão injusta contra os irmãos indígenas equatorianos que estão apenas defendendo seus direitos e a estabilidade econômica e democrática de seu país, hoje comprometida pelas medidas impopulares do presidente Lenín Moreno, conhecidas como “o Paquetazo”, disse Marcelo Guerra.

Segundo o líder indígena do Panamá, a COONAPIP permanece vigilante sobre a grave crise no Equador e reitera a necessidade de a comunidade internacional se solidarizar com os povos indígenas e cessar a repressão e as mortes que atingem esta grande nação.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 30 jun 2025

Enfrentar o Congresso e o Centrão nas ruas! Taxar os ricos e defender os interesses do povo!

É hora de lutar contra a extrema direita e lutar pela taxação dos mais ricos
Enfrentar o Congresso e o Centrão nas ruas! Taxar os ricos e defender os interesses do povo!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza