Plataforma Sindical Democrática e Anticapitalista – Edição Manifesto

É hora de encampar fortemente a luta pela reorganização do movimento sindical com a construção de um pólo independente, classista, internacionalista, anticapitalista, feminista, antirracista e anti-LGBTfóbico.

Para nós, do Movimento Esquerda Socialista, é hora de encampar fortemente a luta pela reorganização do movimento sindical com a construção de um pólo independente, classista, internacionalista, anticapitalista, feminista, antirracista e anti-LGBTfóbico. Por isso, queremos juntamente com vários independentes de diversos estados e categorias construir uma Plataforma Sindical Democrática e Anticapitalista junto a construção da CSP-CONLUTAS — central que hoje tem as maiores possibilidade de atender a demanda desta nova camada da classe trabalhadora que rompe com suas antigas direções.

1. Classismo

O primeiro elemento que define a Plataforma é o classismo. Isso significa uma concepção do movimento sindical como um instrumento de luta de cada categoria de trabalhadores considerada como parte de uma totalidade mais ampla e decisiva que é a classe trabalhadora enquanto tal. Os objetivos da luta sindical, nessa perspectiva, não se resume a luta corporativa desta ou daquela categoria de trabalhadores voltada apenas à negociação do valor da venda de sua força de trabalho, em uma perspectiva classista o movimento sindical aparece também como mais um instrumento de organização da classe trabalhadora para a luta pelo poder e construção de uma nova sociedade. Sendo a classe trabalhadora, assim como a burguesia, uma classe internacional, o classismo significa também necessariamente uma posição internacionalista.

2. Democracia

Diante da burocratização do movimento sindical, cada vez mais intensa e nefasta aos interesses históricos da classe trabalhadora na atual conjuntura, é fundamental afirmar a necessidade de garantir que os setores mais jovens e mais dinâmicos da classe – que vêm se expressando com mais força desde 2013 – possam assumir o controle e colocar as organizações sindicais a serviço das lutas e enfrentamentos que emergem. A democracia no movimento sindical é componente indispensável para um sindicalismo classista porque faz as bases da classe e suas inquietações ultrapassarem a rotina desmobilizadora da burocracia sindical.

3. Combatividade

Longe do sindicalismo de gabinetes e de conciliação, construído pelo alto e à base de conchavos com a patronal e os governos, é fundamental a construção de um sindicalismo de combate, que aposte na força da organização e mobilização da classe como elemento decisivo da construção da resistência e do avanço nas conquistas. Neutralizar a força coletiva da classe trabalhadora é uma meta estratégica permanente dos de cima, porque só assim os que são poucos podem se impor a nós que somos muitos. Sendo muitos podemos vencer, mas apenas na condição de estarmos organizados e mobilizados coletivamente, dispostos a combater por nossas reivindicações e interesses históricos.

4. Diversidade

A classe trabalhadora não é uniforme, mas diversa. Somos distintos em gênero, raça, orientação sexual, origem regional e nacional… essa diversidade, longe de ser uma fragilidade representa uma força desde que o movimento sindical seja capaz de absorvê-la e expressá-la de modo adequado. A classe trabalhadora e seu movimento é e deve ser a síntese dessa diversidade real. A reprodução dos preconceitos conservadores no interior do movimento sindical divide e enfraquece a capacidade de luta unitária da classe trabalhadora. A lógica do machismo, do racismo e da LGBTfobia que ainda impera no movimento sindical é um atraso para o conjunto da classe e precisa ser enfrentado e superado,ou não se estará à altura dos desafios postos pelo momento histórico. A luta contra essas formas conservadoras de opressão precisa ser incorporado com a devida importância pelo movimento sindical para que seja capaz de expressar as lutas que atravessam o conjunto da classe nesse início de século XXI.

5. Anticapitalismo

Não há um presente ou qualquer futuro com dignidade para a classe trabalhadora sob o domínio da classe capitalista e seus interesses. Cada vez mais, nesse contexto de crise global e sistêmica do capitalismo, a burguesia precisa empurrar os trabalhadores cada vez mais para trás, de modo a tomar direitos conquistados com muita luta e sacrifício ao longo da história. Mesmo direitos e garantias elementares da classe são atacados pela burguesia e seus governos com intransigência e fanatismo. Um sindicalismo classista consequente precisa ser capaz de apontar uma saída totalizante e global para a humanidade, a partir do ponto de vista dos interesses históricos dos trabalhadores: essa saída passa necessariamente pelo enfrentamento e derrota do capitalismo enquanto sistema econômico e social. A defesa de um horizonte estratégico anticapitalista é que pode articular entre si todos os elementos anteriores.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão