Ressurreição de Tupac Amaru

Em 24 de setembro de 1572 Tupac Amaru era esquartejado pelos espanhóis. Dois séculos depois, um descendente seu honraria a profecia de que Tupac Amaru ressuscitaria.

Eduardo Galeano 24 set 2017, 14:14

Tupac Amaru foi o último rei dos incas, que durante quarenta anos lutou nas montanhas do Peru. Em 1572, quando o sabre do carrasco partiu-lhe o pescoço, os profetas indígenas anunciaram que algum dia a cabeça se juntaria ao corpo.

E se juntou. Dois séculos depois, José Gabriel Condorcanqui encontrou o nome que o esperava. Convertido em Tupac Amaru, ele encabeçou a mais numerosa e perigosa rebelião indígenas da história das Américas.

Os Andes arderam. Desde a cordilheira até o mar levantaram-se as vítimas do trabalho forçado nas minas, nas fazendas e nas oficinas. De vitória em vitória, o menu colonial era ameaçado pelos sublevados que avançavam, num ritmo imparável, percorrendo rios, subindo montanhas, atravessando vales, povo atrás de povo. E estiveram a ponto de conquistar Cuzco.

A cidade sagrada, o coração do poder, estava aí: desde as alturas, era possível ver, era possível tocar.

Haviam passado dezoito séculos e meio, e se repetia a história de Espártaco, que teve Roma ao alcance da mão. E tampouco Tupac Amaru decidiu atacar. Tropas indígenas, a mando de um cacique vendido, defendiam o Cuzco, cidade sitiada, e ele não matava índios: isso não, isso nunca. Bem sabia que era necessário, que não havia outra alternativa, mas…

Enquanto ele duvidava, que sim, que não, que quem sabe, os dias e as noites passaram, e os soldados espanhóis, muitos, bem armados, iam chegando de Lima.

Em vão, enviava desesperadas mensagens sua mulher, Micaela Bastidas, que comandava a retaguarda:

— Tu tens que me tirar das tristezas…
— Eu já não tenho paciência para aguentar tudo isso…
— Te dei bastantes advertências…
— Se tu queres nossa ruína, pode por-se a dormir…

Em 1781, o chefe rebelde entrou em Cuzco. Entrou acorrentado, apedrejado, insultado.

Chuva

Na câmara de torturas, o enviado do rei interrogou-o.

— Quem são os seus cúmplices? — ele perguntou.

E Tupac Amaru respondeu:

— Aqui não há mais cúmplices que você e eu. Você, enquanto opressor, e eu, enquanto libertador, merecemos a morte.

Foi condenado a morrer esquartejado. Ataram-no a quatro cavalos, braços e pernas em formato de cruz, e não se partiu. As esporas rasgavam os ventres dos cavalos, que em vão puxavam, e não se partiu.

Teve que recorrer ao machado do carrasco.

Era um meio-dia de sol feroz, tempo de longa seca no vale de Cuzco, mas o céu ficou negro de pronto, rompeu-se e descarregou uma chuva dessas que afogam o mundo.

Também foram esquartejados os outros chefes e chefas rebeldes, Micaela Bastidas, Tupac Catari, Bartolina Sisa, Gregoria Apaza… E seus pedaços foram distribuídos pelos povos que haviam sublevado, foram queimados e suas cinzas jogadas ao ar, para que deles não sobre memória.

Fonte: Espejos — Una historia casi universal (2008), p. 162-163, Eduardo Galeano


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão