6 de Janeiro: A união forçosa é um desastre coletivo

Na primeira crônica catalã de 2018, Alfons Bech atualiza o patamar da luta pela independência da região

Alfons Bech 10 jan 2018, 17:24

A decisão do juiz Llarena de manter Oriol Junqueras [líder da Esquerda Republicana Catalã] na cárcere mostra o limite deste Estado espanhol. Um estado imperialista fracassado, não democrático. Os que dirigem este Estado pensam que com a repressão, as ameaças, as surras, a cárcere para alguns de seus dirigentes, resolverão o estado de coisas? Ao contrário: se complicarão cada vez mais.

Sem ir mais longe a aplicação de todo o arsenal repressivo já está provocando a retirada de apoios de várias autonomias aos orçamentos gerais do Estado que o PP tem que apresentar para 2018. Começando pelos nacionalistas bascos, mas seguindo pelos socialistas valencianos e das ilhas Baleares. Não; o PP não tem nada fácil seguir governando esta Monarquia corrupta, apesar do apoia que lhe brinda a direção do PSOE e de Ciudadanos.

Não falemos já da corrupção, com casos que cada dia atingem a dom “M. Rajoy”, ao que os juízes não são capazes de identificar (!!!). Falo de que o equilíbrio territorial e econômico estabelecido com o regime de 78 já não dá mais de si. Nem a Monarquia pode ceder uma “cota catalão” como têm os bascos porque se arruinaria e entraria em guerra com as autonomias que recebem os benefícios que aportam a autonomia mais ricas – portanto num lugar destacado a catalã – nem pode seguir afogando econômica e financeiramente ao principal motor industrial e turístico do Estado, que é a galinha dos ovos de ouro.

Se alguém pensa friamente a única opção que lhe resta a Rajoy e ao bloco do 155 é continuar e aumentar a repressão, é a mobilização do exército e da ala fascista que representam muito bem Ciudadanos e alguns “socialistas” como Borrell. Somente assim podem conseguir – por um certo tempo não muito longo – dar a volta ao que as eleições mostraram, uma e outra vez, mas nesta ocasião com maior corpulência e com uma participação recorde de 81%: que os independentistas são já o setor social majoritário e mais mobilizado da Catalunha. O 21 D foi a derrota do 155. Não há discussão.

A ministra da Defesa, Cospedal, já deixou claro nesta Páscoa militar que “o exército esteve e está preparado” para quando tiver que intervir. A esta franquista não-reciclada não lhe cai a cara de vergonha de adicionar que nenhum mando do exército tenha feito um pronunciamento “não é tão fácil consegui-lo em nenhum país do entorno”. Ou seja, que devemos dar as graças porque não produzido outra tentativa de golpe de Estado como o 23F do 81.

Mas se o PP o tem difícil não quer dizer que o povo trabalhador e a democracia o tenham fácil.

Ao livrar-se da careta “democrática” o Estado vai avançando num caminho do qual é difícil sair. Guardadas as proporções, a atuação do Estado espanhol e das forças do 155 me voltam à memória os inícios das guerras balcânicas do início dos anos 90. Começou com o ataque do principal Estado da Federação iugoslava, Sérvia, a seus vizinhos em favor de controlar o conjunto da Federação. Isso é o que levou a um desmembramento violento, nefasto para todas as partes. Em contrapartida, como destacaram os presidentes das atuais República Tcheca e a Eslováquia, a separação amistosa entre ambas somente trouxe benefícios. Mas… pode o Estado espanhol aceitar uma solução assim?

Oriol Junqueras seguirá no cárcere. Não por nenhum perigo imediato, não por nenhum plano “anticonstitucional”. Seguirá na cárcere porque mantém suas ideias independentistas. No dia 4, o juiz Llarena o decidiu assim, numa sorte de juízo express e paraleo, sem poder defender-se nem que o Estado apresente provas. Bastam as suposições de um juiz. Ele e o governo e o governo do PP, com apoio implícito de PSOE e explícito de Ciudadanos, fecham a porta para o diálogo, para a negociação, para a investidura do governo que as urnas decidiram.

Puigdemont no exílio junto a quatro conselheiros. Oriol Junqueras, Font e os dois Jordis na cárcere. O desafio de formar governo e seguir mobilizando-se é a chave para que as brechas do regime se mostrem em toda a sua magnitude e deem espaço para uma mudança social e democrática neste 2018.

La Aurora – 06/01


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão