Doria, 4 reais ninguém suporta!

Relato do Primeiro Grande Ato contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo.

Alexandre Terini 12 jan 2018, 14:20

O Primeiro Grande Ato organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento da tarifa do transporte público nesta quinta-feira, reuniu cerca de 2 mil pessoas e terminou em repressão. Marchamos do Teatro Municipal, passando pela Prefeitura e encerrando no Largo da Concórdia, perto ao metrô Brás.

Gritos, cartazes e faixas criticavam não apenas o aumento mas o corte das linhas de ônibus, assim como as regalias e mentiras de Alckmin e Doria. Doria, além de descumprir a promessa de campanha de que iria congelar a tarifa, diz cinicamente que o aumento é “suportável”, enquanto Alckmin é investigado pelo Ministério Público pelo Cartel do Metrô. Desviam bilhões das obras em favor da mesma máfia empresarial que impõe mais este aumento sobre as costas da população, sobretudo dos trabalhadores pobres de periferia, que não aguentam mais pagar por um transporte precário, lotado e caótico.

O ato seguiu tenso, cercado pela PM de todos os lados pelo Choque e várias viaturas e assim que se encerrou, fecharam a estação Brás e Bresser Mooca, reprimindo (manifestantes ou não) com tiros de bala de borracha, bombas e gás lacrimogênio. Também se feriu um grupo de cinco amigos numa lanchonete da Rua Bresser, alvo de estilhaços de bombas.

Porém, a repressão só demonstra o medo do governo Alckmin e Doria de que a juventude tome as ruas e derrube mais este aumento como em junho de 2013. Nossa luta é por um transporte público, gratuito e de qualidade e pelo direito a cidade! Não nos calarão! Amanhã vai ser maior!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão