Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Porque Muhammad Ali não foi ao Vietnã

Em 17 de janeiro de 1942 nascia Muhammad Ali, ativista político e um dos grandes nomes de todos os tempos da história do boxe.

O puglista Muhammad Ali em foto  de 1962 - Stanley Weston/Getty Images
O puglista Muhammad Ali em foto de 1962 - Stanley Weston/Getty Images

Em 17 de janeiro de 1942 nascia Muhammad Ali, um dos grandes nomes de todos os tempos da história do boxe. Já considerado como o esportista do século, Ali manteve durante sua vida uma militância ativa e consciente, tendo sido um dos expoentes do movimento negro estadunidense dos anos 60. Neste belo vídeo que postamos em sua homenagem, o boxeador reafirma suas convicções humanistas, respondendo sobre os motivos de ter recusado lutar na guerra do Vietnã.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A edição n.6 da Revista Movimento celebra o centenário da Revolução de Outubro com artigo de Kevin Murphy sobre as origens do stalinismo. Luciana Genro discute a continuidade da Operação Lava Jato. Alvaro Bianchi introduz a nossos leitores conceitos de Antonio Gramsci. A revista também apresenta tradução de palestra de Angela Davis. Na seção internacional, publicamos artigo de Perry Anderson sobre a resiliência do centro neoliberal europeu. Edgardo Lander trata da situação venezuelana, Pedro Fuentes e Charles Rosa abordam a questão catalã. Um instigante artigo de Maycon Bezerra sobre Florestan Fernandes, a tese do MES para o Congresso do PSOL e nossa plataforma sindical completam a edição.

Abaporu

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista