Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Porque Muhammad Ali não foi ao Vietnã

Em 17 de janeiro de 1942 nascia Muhammad Ali, ativista político e um dos grandes nomes de todos os tempos da história do boxe.

O puglista Muhammad Ali em foto  de 1962 - Stanley Weston/Getty Images
O puglista Muhammad Ali em foto de 1962 - Stanley Weston/Getty Images

Em 17 de janeiro de 1942 nascia Muhammad Ali, um dos grandes nomes de todos os tempos da história do boxe. Já considerado como o esportista do século, Ali manteve durante sua vida uma militância ativa e consciente, tendo sido um dos expoentes do movimento negro estadunidense dos anos 60. Neste belo vídeo que postamos em sua homenagem, o boxeador reafirma suas convicções humanistas, respondendo sobre os motivos de ter recusado lutar na guerra do Vietnã.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista