Ato em São Paulo presta solidariedade ao povo curdo

O PSOL esteve presente em ato de solidariedade ao povo curdo diante do Consulado Geral da Turquia.

Israel Dutra 7 fev 2018, 15:18

O secretário de Relações Internacionais do PSOL, Israel Dutra, acompanhado de um grupo de militantes do partido, participou, nesta quinta-feira (05), de um ato em solidariedade ao povo curdo, na Praça Califórnia, em São Paulo. A manifestação, que ocorreu em frente ao Consulado Geral da Turquia, fez parte de um ato internacional de solidariedade, realizado em vários países.

O objetivo foi denunciar a perseguição sistemática perpetrada pelo governo do ditador turco Recep Tayyip Erdogan contra o povo curdo e a brutal e covarde agressão resultado do bombardeio, nos dias 20 e 21 de janeiro, à cidade de Afrin, no norte da Síria, pela aviação turca. O ataque vitimou seis civis, um combatente da YPG (Unidades em defesa do povo) e duas combatentes da YPJ (Unidades de defesa da Mulher), além de também atacar o campo de refugiados de Rubar.

Durante o ato, uma base móvel da Polícia Militar protegia a entrada do Consulado no bairro Jardim Paulista. Para Israel Dutra, o fato de as autoridades turcas no Brasil terem pedido proteção do governo de Geraldo Alckmin é um claro sinal de medo daqueles que acusam de “terroristas”, quando, na verdade, são os curdos e outros povos da cidade de Afrin as vítimas do terrorismo do regime totalitário de Erdogan, movido por interesses imperialistas, respaldados pela Rússia e silenciados pela comunidade internacional.

Para o PSOL, a bravura e o fortalecimento deste povo é um grande exemplo para os lutadores do mundo inteiro que, apesar da barbárie, resiste historicamente na região da Turquia, Síria e Iraque pela independência e reconhecimento do Curdistão. “Nos inspira por suas comunidades radicalmente democráticas e sua frente de luta feminina, cujos batalhões expulsaram o Estado Islâmico da cidade de Kobane”, destaca o secretário de Relações Internacionais.

O PSOL se soma à luta contra essa operação ilegal, que precisa mover um amplo apoio internacional de todos os progressistas, não só do Brasil mas do continente americano. Parem os ataques contra o povo curdo! Basta de barbárie! Pela autodeterminação dos povos! Curdistão livre!

Fonte: http://www.psol50.org.br/ato-em-sao-paulo-presta-solidariedade-ao-povo-curdo/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão