Acordo de coalizão abre a porta para a direita alemã

Com Angela Merkel e Martin Schulz sob pressão, o partido de extrema-direita AfD cresce na Alemanha. Alex Callinicos comenta os acontecimentos das últimas semanas no país.

Alex Callinicos 26 fev 2018, 18:04

A Alemanha sob a chanceler Angela Merkel deveria ser o bastião do centro neoliberal na Europa.

A Grã-Bretanha poderia votar para sair da União Europeia. A França poderia ver a nazista Frente Nacional ganhar o segundo lugar nas eleições presidenciais.

E o autoritarismo da direita poderia se espalhar na Europa central, mas a Alemanha seguraria firme.

Porém, as caretas sobre a formação de um novo governo alemão destruíram essa história. Nas eleições federais de setembro passado, a grande coalizão em curso foi humilhada. Ela consistia no bloco conservador CDU/CSU e no SPD de tipo trabalhista.

Eles têm dominado a República Federal Alemã desde que foi fundada, em 1949. Mas dessa vez fizeram 53,5% dos votos, depois de fazer mais de 67% em 2013.

O partido de extrema-direita Alternativa para Alemanha (AfD) invadiu o parlamento federal pela primeira vez, com 12,6%.

O líder do SPD, Martin Schulz, anunciou que iriam para a oposição, deixando Merkel se envolver em negociações tortuosas com partidos menores. Mas quando elas entraram em colapso, ela conseguiu atrair o SPD de volta às conversações.

Finalmente, no início de fevereiro um acordo foi alcançado. Parecia um bom negócio para o SPD, que recebeu seis ministérios incluindo finanças, assuntos estrangeiros e trabalho. O SPD também ganhou concessões sobre como gastar o gigantesco orçamento superavitário de 46 bilhões de euros que o governo alemão acumulou graças a quase uma década de austeridade e um boom nas exportações.

A nova grande coalizão aumentará os gastos com previdência, escolas, infraestrutura e banda larga de alta velocidade — todos objetivos do SPD.

Mas o acordo conseguiu enfurecer a todos. A ala direita conservadora — especialmente a CSU, da Baviera — está brava sobre as concessões ao SPD. Muitos deles já culpavam Merkel pelo resultado da eleição.

Eles argumentam que ela abriu um espaço à direita para a AfD preencher por governar pelo centro. O chefe da confederação da indústria alemã queixou-se que o acordo de coalizão estava “distorcido para a reditribuição da riqueza em vez de garantir o futuro da economia alemã”.

Mediocridade

Isso foi pouco comparado ao barulho no SPD. Schulz, uma mediocridade superestimada, já estava também sob fogo.

A juventude do partido, em particular, o atacou por voltar atrás na sua promessa de ficar na oposição e reconstruir a base do SPD.

Nas últimas semanas ele quebrou outra promessa, de não entrar no governo, anunciando que ele pegaria o Ministério de Relações Exteriores. Sigmar Gabriel, o ex-ministro de Relações Exteriores e ex-líder do SPD, reclamou publicamente que “a nova liderança do SPD claramente não se importava com a apreciação pública do meu trabalho”.

Tão grande foi a raiva sobre a promessa quebrada de Schulz que no dia 9 de fevereiro ele anunciou que não iria mais entrar no governo.

Ele já havia dito que não seria mais presidente do partido, então ele é história. Mas o SPD não está fora da floresta ainda.

O resultado de um referendo dos membros do partido sobre participar ou não da Grande Coalizão vai ser anunciado no 4 de março. Enquanto isso, o SPD continua a cair nas pesquisas. Uma, há duas semanas, o colocou com 17%, enquanto a AfD chegava a 15%.

Esta é uma figura aterrorizante — o bastião histórico da social-democracia europeia está apenas dois pontos percentuais acima de um partido de extrema-direita fundado por um grupo de racistas do tipo da Ukip. Também inclui nazistas.

E Merkel está sob pressão. O tabloide da direita Bild a acusou de se pendurar no governo “a qualquer preço”. E Kurt Kister, editor do Suddeutsche Zeitung, disse que “este governo pode ser legendado como ‘não durará muito’.”

Mas se a grande coalizão não aguentar muito, o que a seguirá? Será que a AfD vai puxar todo o espectro político alemão para a direita? O Die Linke pode oferecer um foco para a resistência pela esquerda?

Isso exigiria combinar oposição firme à austeridade com anti-racismo como princípio e solidariedade com imigrantes.

As manifestações anti-racistas em toda a Europa no 17 de março serão um importante teste para essa alternativa.

(Publicado originalmente em Socialist Worker e traduzido pela Revista Movimento)


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão