Carta Capital: reacionária ou progressista?

O editor da Carta Capital é um dos jornalistas que mais se apresenta como crítico da Casa Grande, mas ao mesmo tempo nunca se cansa em servi-la.

Roberto Robaina 28 mar 2018, 22:35

Mino Carta, o editor da Carta Capital, é um dos jornalistas que mais se apresenta como crítico da Casa Grande, mas ao mesmo tempo nunca se cansa de servi-la. Lembro bem quando, durante o governo Lula, a revista fez uma campanha contra o então ministro da Justiça, Tarso Genro. A linha editorial da revista condenava Tarso por não ceder diante da pressão do governo italiano pela extradição do militante Cesare Battisti. Felizmente, Tarso não cedeu nem ao reacionário governo italiano nem à campanha de Mino Carta, que durante meses, dia após dia, atacava Battisti, chamando-o de terrorista.

Agora, Mino Carta lança um editorial denunciando – supostamente – um regime político responsável pela morte de Marielle Franco. Digo “supostamente” porque, na verdade, Mino destila seu ódio contra o PSOL. E pior, é sujo e desrespeitoso com a família de Marielle, de modo quase tão nojento quanto os fascistas e direitistas que a atacaram nas redes sociais depois de seu assassinato, o que Freixo corretamente definiu como segunda tentativa de assassinato da vereadora. No seu disparate, Mino escreveu: “Há um retoque sinistro à tragédia. A família de Marielle Franco surge no vídeo global na noite de domingo 18. Sem me atrever a imaginar alguma recompensa além da ventura de se exibirem no Fantástico, cenário mais empolgante da televisão nativa, os Franco da Maré, como se daria com a maioria dos figurões brasileiros da oposição, aceitaram o convite da emissora determinante da desgraça atual. E o PSOL carioca, Marcelo Freixo na frente, prima na categoria”.

Ataca Freixo e a família de Marielle. O que esse jornalista desqualificado gostaria que fizéssemos? Para ele, Freixo deveria recusar o espaço do Fantástico?! Se ele não fosse um perseguidor de militante da extrema esquerda italiana, poderíamos confundi-lo com um esquerdista sectário que se recusa a aproveitar as brechas e divisões da classe dominante. Mas não, Mino serviu à política que agora Temer, ao que tudo indica, pode levar adiante. Isto é, a extradição e a possibilidade de morte de quem atuou como um revolucionário na Itália e quer apenas, agora, trabalhar e escrever no Brasil.

Por fim, nos últimos anos, a Carta Capital tem parecido mais um panfleto do PT do que uma revista independente. Sua postura, aliás, de teoricamente criticar a Casa Grande, mas ao fim e ao cabo servi-la, muito se parece com a postura do PT no governo federal. Apesar disso, na mesma edição que ataca Freixo e a família de Marielle, a sobrecapa da revista é a propaganda da série da Netflix “O Mecanismo”. Segundo a propaganda, divulgada na Carta Capital, a série revela “o maior escândalo de corrupção de todos os tempos”. Não é neste artigo que discutirei minhas considerações sobre a série, as quais são, cabe salientar, bem diferentes da posição da ex-presidente Dilma. Mas no caso de Mino Carta, quando sabemos que Dilma considerou tal série uma fabricação mentirosa, é o caso de perguntar se vale mais o dinheiro pago pela publicidade da sobrecapa ou as suas ideias.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão