Intelectuais lançam carta aberta pela reconexão de Julian Assange

Noam Chomsky, Slavoj Zizek, Brian Eno e outras figuras estão exigindo que o fundador do WikiLeaks seja reconectado ao mundo.

Telesur 31 mar 2018, 15:09

Um grupo de proeminentes intelectuais, ativistas sociais e artistas assinaram uma carta aberta exigindo que o governo do Equador restabeleça a Internet e o acesso telefônico do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, permitindo-lhe visitas e respeitando seu direito à liberdade de expressão.

“Fica claro agora que o caso de Julian Assange nunca foi somente uma questão jurídica, mas uma luta pela proteção dos direitos humanos básicos”, a carta diz.

A carta foi assinada por intelectuais como Noam Chomsky e Slavoj Zizek, assim como pelo músico Brian Eno, o cineasta Oliver Stone, o ex-analista da CIA Ray McGovern, a atriz Pamela Anderson e o ex-ministro de finanças grego Yanis Varoufakis.

O Equador cortou o acesso à internet de Assange, sua janela para o mundo exterior, argumentando que ele violou sua promessa de se abster de comentar questões políticas.

O governo equatoriano argumenta que os comentários de Assange poderiam comprometer as relações da nação latino-americana com outros países, especialmente na Europa.

“Se o governo equatoriano não cessar sua ação indigna, ele também se tornará um agente de perseguição em vez da valente nação que defendeu a liberdade e a liberdade de expressão”, disse a carta.

Os signatários afirmam que as ações do Equador sugerem que os Estados Unidos pressionaram o governo: “Sob o governo anterior, o governo equatoriano corajosamente se posicionou contra a força de intimidação dos Estados Unidos e concedeu asilo político a Assange como refugiado político. Estavam do lado do direito internacional e da moralidade dos direitos humanos”.

Assange tem sido um promotor de movimentos sociais internacionais, incluindo a luta pela independência da Catalunha, pela qual ele tem sido criticado pelas autoridades espanholas.

“Pelos seus tuítes críticos sobre a recente detenção do presidente catalão Carles Puidgemont na Alemanha, e após a pressão dos governos dos EUA, Espanha e Reino Unido, o governo equatoriano instalou um jammer eletrônico para impedir que Assange se comunique com o mundo exterior pela internet e pelo telefone”, a carta continua.

Assange recentemente criticou a decisão da Alemanha de prender Puigdemont em nome do governo espanhol. Poucos dias antes de o Equador interromper seu acesso ao mundo exterior, Assange tuitou uma resposta ao vice-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, responsável pela Europa e pelas Américas, Alan Duncan, que chamou Assange de “uma pequena minhoca miserável” [miserable little worm].

“Como prisioneiro político detido sem acusação durante oito anos, violando duas decisões da ONU, suponho que eu seja mesmo ‘miserável’, e não há nada de errado em ser uma ‘pequena’ pessoa, embora eu seja um tanto alto; e melhor ser uma ‘minhoca’, uma criatura saudável que revigora o solo, do que uma cobra”, escreveu Assange na terça-feira.

A carta também exige que os direitos humanos de Assange sejam respeitados como cidadão equatoriano e uma pessoa internacionalmente protegida, e pede ao presidente equatoriano, Lenin Moreno, “que acabe com o isolamento de Julian Assange agora”.

“Se não há liberdade de expressão para Julian Assange, não há liberdade de expressão para nenhum de nós — independentemente das opiniões divergentes que temos”, diz o texto.

Assange e as Nações Unidas consideram o fundador do WikiLeaks sob detenção arbitrária na embaixada equatoriana desde 2012, uma descrição de sua situação que é rejeitada pelas autoridades britânicas. O Reino Unido diz que ele voluntariamente entrou no prédio e poderia sair a qualquer momento se estivesse preparado para enfrentar as consequências de suas ações.

Os promotores suecos abriram um caso de estupro contra Assange, mas desistiram depois, quando as evidências desmoronaram. Ele nunca foi acusado de um crime, e seus defensores afirmam que ele está sendo perseguido internacionalmente por causa de seu status como denunciante.

Lista de pessoas que assinam a carta

Pamela Anderson, atriz e ativista
Jacob Appelbaum, jornalista freelancer
Renata Avila, advogada de direitos humanos internacionais
Sally Burch, jornalista britânica/equatoriana
Alicia Castro, embaixadora da Argentina no Reino Unido 2012-16
Naomi Colvin, Courage Foundation
Noam Chomsky, linguista e teórico político
Brian Eno, músico
Joseph Farrell, embaixador do WikiLeaks e membro do conselho do Centre for Investigative Journalism
Teresa Forcades, freira beneditina, mosteiro de Montserrat
Chris Hedges, jornalista
Srećko Horvat, filósofo, Democracy in Europe Movement (DiEM25)
Jean Michel Jarre, músico
John Kiriakou, ex-funcionário de contraterrorismo da CIA e ex-investigador sênior do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA
Lauri Love, cientista da computação e ativista
Ray McGovern, ex-analista da CIA e conselheiro presidencial
John Pilger, jornalista e cineasta
Angela Richter, diretora de teatro, Alemanha
Saskia Sassen, socióloga, Columbia University
Oliver Stone, cineasta
Vaughan Smith, jornalista inglês
Yanis Varoufakis, economista e ex-ministro de finanças da Grécia
Natalia Viana, jornalista investigativa e co-diretora da Agência Publica (Brasil)
Vivienne Westwood, designer de moda e ativista
Slavoj Zizek, filósofo, Birkbeck Institute for Humanities

Publicado originalmente no Telesur e traduzido pela Revista Movimento.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão