Os Assassinos de Marielle Franco tem que Ser Levados à Justiça

Organizações de esquerda norte-americanas prestam sua solidariedade à execução de Marielle Franco

Vários Autores 29 mar 2018, 15:51

No dia 14 de março, Marielle Franco e seu motorista Anderson Pedro Gomez foram assassinados a sangue frio após terem sairem de um evento promovendo os direitos de mulheres afro-brasileiras. Negra, mulher, lésbica, feminista, Marielle integrava do Partido Socialismo e Liberdade, sendo vereadora no Rio de Janeiro. O assassinato de Marielle traz todos os indícios de ter sido cometido por profissionais, acontecendo logo após ela ter feito denúncias contra a brutalidade policial e a intervenção militar direta do governo federal nas ruas do Rio de Janeiro.

Em 10 de março, Marielle divulgou denúncias de residentes da favela de Acari contra o 41.º batalhão da Polícia Militar, escrevendo que “Nessa semana dois jovens foram mortos e jogados em um valão. Hoje a polícia andou pelas ruas ameaçando os moradores. Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior.”

Quatro dias depois, o carro dela estava cravado de balas.

Como Marielle servia como relatora de uma comissão criada pela câmara dos vereadores para monitorar a intervenção militar, não se pode permitir que seu assassinato silencie liberdades democráticas como liberdade de expressão e o direito de reunião.

Condenamos o assassinato de Marielle da forma mais veemente possível e exigimos que os responsáveis sejam trazidos à justiça. Incluímos nesta exigência tanto os capangas que puxaram o gatilho como também aqueles que deram as ordens.

Consideramos também responsáveis por esse crime o Presidente Michel Temer, o Governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, o Presidente da Câmara de Deputados Rodrigo Maia, e o General Braga Neto (supervisor da intervenção militar no Rio). Ao militarizarem as ruas do Rio de Janeiro e atacarem liberdades democráticas básicas, eles no mínimo criaram as condições para que tal ato abominável pudesse ocorrer.

Também responsabilizamos esses políticos pela segurança pessoal da família e amigos de Marielle, seus companheiros do PSOL, e todos os militantes por direitos civis, sindicatos, LGBT, feministas, e anti-racistas que com ela trabalhavam em busca de justiça e igualdade.

Enquanto organizações sediadas nos Estados Unidos, nos comprometemos também a divulgar o assassinato de Marielle e a exigir do governo americano a suspensão de todo financiamento militar, policial, e de inteligência ao governo brasileiro até que aqueles responsáveis pelo assassinato de Marielle sejam levados à justiça.

Democratic Socialists of America
International Socialist Organization
Left Roots
Philly Socialists
Socialist Alternative
Solidarity

Fonte: https://socialistworker.org/2018/03/28/marielles-assassins-must-be-brought-to-justice


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão