Perdão pelo quê?

A pergunta ao camarada Guilherme Boulos que não quer calar: o povo ao qual vocalizava, (e ele próprio) perdoa Lula pelo quê?

Ricardo Souza 1 mar 2018, 19:10

A militância do Psol vive um importante período de debate interno sobre nossa próxima candidatura presidencial, em ano conturbado e polarizado que é 2018. Não é pouca coisa a tarefa de ser a cara do partido nestas eleições,suceder camaradas no calibre de Heloísa Helena, Plínio de Arruda e Luciana Genro, que tiveram como marcas a ousadia e a combatividade, assim como inúmeros parlamentares e lideranças em todo o Brasil.

O apelo feito na base do partido e as pré-candidaturas por prévias é justo e necessário. É saudável para oxigenar e prevenir a degeneração burocrática do partido a médio e longo prazo, deve ser um esforço coletivo de toda as correntes e núcleos partidários reforçar o poder de decisão da base da militância.Opções não faltam, além do camarada Plínio Júnior, que apresa o perfil combativo que defendemos; os camaradas Hamilton, Nildo e Sônia Guajajara, além de Guilherme Boulos, importante liderança do MTST, com perfil combativo, que aproxima-se do Partido e é apresentado pela direção majoritária também como pré candidato.

Além disso, para este bloco a decisão da Conferência Eleitoral deve manter a proporção congressual do Psol de 2017, que optou por não indicar pré-candidatura, aguardando resolução de fatos externos ao partido. Não é porque o debate foi protelado deve ser feito ás pressas, não é porque já estamos às portas das eleições que a construção não precisa ser democrática e respeitar a rica diversidade das nossas fileiras partidárias.Debate este que já vem sendo feito na sociedade civil e nos movimentos sociais, por meio da Frente Vamos,é a hora do partido se ouvir nessa construção.

Na ocasião do julgamento do TRF ao ex-presidente Lula, Boulos afirmou diante da multidão que povo “havia perdoado Lula”. Quem perdoa, absolve alguém de uma atitude equivocada, ou imoral, reconhece uma falha, da qual todos nós somos passíveis. A pergunta ao camarada Guilherme Boulos que não quer calar: o povo ao qual vocalizava, (e ele próprio) perdoa Lula pelo quê?

1- Por um “tripléx” e um sítio, objeto de um processo contestado,sem provas robustas, em um país em que golpistas e corruptos notórios seguem em altos cargos no Governo e no Parlamento aplicando o Ajuste Fiscal contra o povo com anuência vergonhosa do Supremo?

2- Ou ele se estende ao Governo Conciliação de classe? Pela aliança com o PMDB? Pelas duas contrarreformas da previdência?Pela Lei antiterrorismo? Pela atuação Henrique Meirelles e do Joaquim Levy na equipe econômica? Pelos lucros bilionários dos banqueiros? Pela Usina de Belo Monte? Pelas Remoções da Copa? Pelas concessões de portos aeroportos? Pelo Leilão do Pré-Sal?

Não sabemos a extensão do perdão de Boulos,mas caso deseje ser candidato a Presidente pelo Partido Socialismo e Liberdade, saiba que nossa militância e os fundadores de nosso partido, que sempre lutaram quando era fácil ceder, não perdoam esta sucessão de erros e traições destes anos de governo.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão