A rua recupera o protagonismo

Editorial de nossa corrente-irmã peruana sobre o recente cenário político em seu país.

Sumate 19 abr 2018, 07:20

Não somente há crise na direita tradicional, também há crise de alternativa. O povo sabe o que não quer, mas ainda não tem claro o que quer.

“Que se vayan todos” [Fora todos] é a expressão generalizada de uma fadiga, não somente com o Executivo mas também com o Congresso que apresenta um magro 11% de aprovação, muito abaixo dos 21% que acompanhou PPK até o dia de sua renúncia.

São vários os fatores desse sentimento de repulsa cidadã à “classe política”. Um deles é a corrupção generalizada e sistêmica que se instalou no Estado. O outro é o ilegal indulto outorgado a Alberto Fujimori que levou a uma tensa polarização que tornava insustentável a permanência de PPK no cargo. O primeiro é um fator moral que se atiçou pela renúncia ou vacância de PPK; o outro é político e contribuiu para incrementar um clima de conflitividade social, que não foi calculado pelo mandatário recém-saído nem por seu entorno quando jogaram a carta do indulto.

Sendo que todos os partidos e ainda os poderes fáticos – como a Confiep – estão no olho da tormenta por seus nexos com a Lava Jato, o que está em jogo é a construção de uma alternativa potente à esquerda. Para isso temos que dar uma saída de fundo para a crise política que atravessa o país. Se não fazemos à esquerda, com um claro programa democrático e antineoliberal que questione toda a estrutura de poder da classe dominante, a direita terá margem para se recompor e assegurar a continuidade com um dos seus.

Ante esta situação que pode abrir um momento histórico de mudança profunda, pronunciou-se Verónika Mendoza à frente da direção política do MNP e de sua bancada.

Ela tem postulado a necessidade que o novo chefe de Estado convoque eleições gerais com novas regras em brevíssimo prazo, e a necessidade de modificar a constituição fujimorista por uma nova constituição para ir a uma mudança de fundo. No imediato, demanda ir até o final na luta contra a corrupção e reativar a economia.

Desde o diário El Comercio, porta-voz dos setores mais conservadores do empresariado nacional, tem-se pretendido desacreditar estas propostas argumentando que as duas primeiras não são saídas constitucionais e que é necessário esperar até o 2021. Não é de se estranhar. El Comercio é o diário peruano mais conservador desde as suas origens; defende a Constituição de 93 e o modelo econômico; está claro que opta pelo continuísmo, para que tudo siga igual, salvo algumas reformas como a flexibilidade laboral para ter mão de obra mais barata. Mas um amplo setor da população quer mudanças aqui e agora.

Desde o MNP devemos atender o clamor desse amplo setor da população que expressa seu descontentamento de mil maneiras. E se, efetivamente, queremos levantar uma alternativa contra a direita, nisso não se equivoca El Comercio. Nosso papel é chamar a mais ampla unidade das forças populares, sociais e de esquerda para gestar uma alternativa de governo e poder popular potente. Disso que se trata neste momento.

Reprodução da tradução publicada no Portal de la Izquierda.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão