Insatisfação e revolta nos últimos dias de Beto Richa à frente do Governo do Paraná

A comunidade acadêmica denunciou a falta de recursos para necessidades básicas e a falta de concurso público para contratações.

Luciano Palagano 4 abr 2018, 18:21

Nesta terça-feira (3), atos em defesa das universidades públicas parananenses ocorreram por todo Estado. A comunidade acadêmica denunciou a falta de recursos para necessidades básicas, como limpeza e materiais de expediente e de laboratório, e a falta de concurso público para contratação de professores e agentes universitários. Situação que coloca em risco o funcionamento das instituições de ensino.

O protesto estatual em defesa das universidades estaduais também ocorreu no Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Marechal Cândido Rondon. Professores, agentes universitários e estudantes entregaram panfletos e conversaram com moradores da cidade sobre a situação da Universidade.

De acordo com Rodrigo Paziani, professor do Colegiado de História e membro da direção do Sindicato de Docentes da Unioeste (Adunioeste), o quadro é tão crítico que o próprio campus corre risco de fechar as portas por falta de verba.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Superior do Oeste do Paraná (Sinteoeste), para 2018 o governo estadual previu 52,32% a menos de recursos para Unioeste em relação ao orçamento executado em 2014. O sindicato afirma que o quadro não é diferente em relação às demais universidades estaduais.

“O atual governador do Estado Paraná, Beto Richa (PSDB), ao se afastar do cargo para participar do pleito eleitoral deste ano, deixa uma ‘herança maldita’ para o ensino superior público paranaense”, afirma Paziani. Segundo ele, o último concurso na Unioeste foi há mais de dez anos e o Restaurante Universitário do campus de Marechal Cândido Rondon tem recursos para funcionar somente até o mês de maio.

Em nota, o Sinteoeste alerta que a Unioeste corre o risco de suspender suas atividades letivas e a assistência aos pacientes, no Hospital Universitário, poderá ser comprometida.

Artigo originalmente publicado no Brasil de Fato Paraná.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores